Vinte dias depois dos estragos provocados pelo ciclone que passou por Macatuba no dia 2 de fevereiro, Macatuba começa a recuperar os prédios públicos atingidos pelo temporal que teve chuva de granizo e ventos com mais de 100 quilômetros por hora. ?Eu só tenho que agradecer a todas as pessoas que estão nos ajudando, aos funcionários municipais, aos voluntários, as empresas canavieiras, comerciantes e empresários da cidade e também a Lwarcel/RGE que atendeu nosso pedido de imediato e está trabalhando na cidade desde a semana passada?, falou o prefeito Marcos Olivatto.
O ciclone passou pela região central e provocou estragos de pequena monta em residências, mas vários prédios públicos municipais foram castigados severamente como o Estádio Municipal ?Amadeu Artioli?, o Almoxarifado, o Centro de Lazer do Trabalhador, a Creche Desidério Minetto, o CEMP ?Pedrina de Toledo Cesar?, o Terminal Rodoviário ?Fernando Valezi Filho?, o Paço Municipal ?Treze de Junho?, cerca de 10 praças atingidas e mais de 100 árvores arrancadas. A lista de estragos atingiu também o Recanto dos Velhinhos e a Igreja Matriz de Santo Antonio, que segue interditada.
A limpeza das ruas e o recolhimento de galhos e entulho já foi concluída graças ao apoio de empresas canavieiras, produtores rurais e empresários, e as prefeituras de Lençóis Paulista e Boracéia que disponibilizaram mão-de-obra e maquinário e somaram forças com os voluntários e as equipes da Prefeitura de Macatuba.
?Agora estamos iniciando uma nova etapa que é consertar os prédios danificados, mas não temos recursos no orçamento para arcar com todas as despesas e, por isso, pedimos ajuda para algumas empresas. A Lwarcel/RGE já está nos ajudando e estamos aguardando a resposta da Lwart, que vai enviar um engenheiro na segunda-feira, e da Zilor?, contou o prefeito.
A Lwarcel/RGE enviou um engenheiro para avaliar alguns prédios e já iniciou o conserto. No Posto de Saúde do Jardim Santa Rita está sendo feito o reparo do forro de PVC, luminárias e manutenção do telhado.
O telhado do prédio principal do Recanto dos Velhinhos também está sendo consertado pela empresa e foi preciso colocar cabos de aço para garantir a sustentação do madeiramento. Os demais consertos estão sendo realizados pela entidade.
No Almoxarifado também já começou o trabalho de troca de telhas, são 125 telhas que quebraram e estão sendo substituídas tanto no prédio principal quanto no lavador e prédios adjacentes e também manutenção do forro de PVC.
Na Creche Desidério Minetto está sendo feita a manutenção no telhado, manutenção no alambrado e reparo dos brinquedos.
No Centro de Lazer do Trabalhador, a empresa vai fazer a manutenção do telhado e forro de PVC do Campo de Bocha e dar apoio com uma plataforma elevatória para corte da palmeira.
A CPFL Energia apresentou o Programa Arborização + Segura que tem como objetivo substituir árvores que oferecem risco à população por espécies mais adequada ao ambiente urbano e que não vão trazer prejuízo à rede elétrica e, consequentemente, não vão interferir no abastecimento de energia e também que não comprometam as calçadas.