Com um caso positivo de dengue, a Prefeitura de Macatuba intensifica as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, e pede a colaboração da população na eliminação dos criadouros. A equipe da Secretaria de Saúde está realizando uma nebulização de bloqueio num raio de 200 metros da casa do morador que teve sorologia confirmada para dengue. O caso foi registrado como importado. Neste ano, Macatuba teve até hoje seis notificações para dengue: 1 confirmado, 3 negativos e 2 aguardando resultado.
Para conter a doença, a Secretaria de Saúde vai realizar neste sábado, dia 16, a nebulização em todos os prédios públicos, estaduais e municipais. As escolas e creches já receberam a nebulização antes do início das aulas, no dia 2. Para a próxima semana está programada a nebulização em toda cidade. No final de janeiro, também foi realizado um mutirão de limpeza.
?Nós estamos com cidades vizinhas como Bauru e Agudos em estado de epidemia e precisamos prevenir para que a dengue não se alastre em Macatuba. Estamos recomendando que os pacientes que se tratam na região e os estudantes que viajam usem o repelente. Vamos intensificar a campanha de orientação, mas a população precisa fazer sua parte e limpar os quintais e terrenos?, orienta a secretária de Saúde, Elaine Bino.