O Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência) da Polícia Militar formou na semana passada 239 alunos dos quintos anos das escolas municipais ?Odila Galli Lista?, ?Waldomiro Fantini? e CAIC Cristo Rei.
As cerimônias foram realizadas no prédio da Assistência Social, antigo Jacarandá, nos dias 11, 12 e 13 de dezembro, com a presença do prefeito Marcos Olivatto, do vice-prefeito Amauri Bornello, da secretária de Educação, Gilcelene Chiari Artioli, diretores e equipe escolar das três unidades de ensino, alunos e familiares. A Polícia Militar esteve representada pelo capitão PM Gustavo Barbosa, o Sub-Tenente PM Aguiar, os soldados Cristina e Ana Paula, dentre outros militares da corporação local e regional.
O Proerd é um programa de educação preventiva ao uso de drogas, que tem por objetivo evitar que crianças e adolescentes iniciem o seu uso. O Programa ensina técnicas centradas na resistência à pressão dos companheiros auxiliando para as crianças dizerem não às drogas.
O Proerd é um programa eminentemente preventivo, estratégico, tendo como objetivo principal educar as crianças em seu meio natural, a escola, com o auxílio de policiais fardados e professores. Dá ênfase especial em alcançar as crianças do 5º ano do Ensino Fundamental, mostrando-lhes os efeitos das drogas e ensinando as habilidades necessárias e motivação para manterem-se longe desse mal.