O prefeito Marcos Olivatto participou esta semana de reuniões com o objetivo de colocar Macatuba na rota dos investimentos que a região vai receber a partir de 2019 com a ampliação da Lwarcel Celulose, adquirida pela multinacional asiática RGE, e que já anunciou uma ampliação na planta industrial estimada em R$ 5 bilhões com a meta de elevar a capacidade de produção de 250 mil para 1,5 milhão toneladas de celulose por ano.
?Esta semana eu participei de duas reuniões importantes, uma na Lwart e outra com o Sebrae. Eu entendo que Macatuba tem que estar preparada para quando esta ampliação começar e isso inclui a cadeia produtiva, que é capacitar os empresários locais e a mão de obra, principalmente dos jovens, e também os serviços públicos?, disse o prefeito. Parte da ampliação será em Macatuba, já que a área faz divisa com Lençóis Paulista.
A reunião com o diretor-presidente do Grupo Lwart, Carlos Renato Trecenti, aconteceu na quinta-feira, 29 de novembro, na sede da empresa. Na pauta, a aproximação com o novo grupo empresarial para que o Município possa traçar diretrizes de desenvolvimento para os anos de construção da nova planta, já que novas empresas do setor de serviços vão precisar se instalar na região, e também a importância de se qualificar os macatubenses para que possam pleitear uma vaga na nova fábrica, que vai ter tecnologia de ponta.
?Foi uma conversa muito boa e o Carlos Renato vai agendar uma nova reunião com a diretoria da RGE para que possamos ter mais informações desta ampliação para nortear as ações que serão realizadas?, comentou o prefeito.
Na quarta-feira, 28, o prefeito Marcos Olivatto, o diretor de Desenvolvimento, Pedro Martins, e o vereador Anderson Ferreira, se reuniram com o gerente regional do Sebrae-Bauru, Wilson Nishimura, e o consultor Clemilton Basseto para discutir alternativas e preparar Macatuba para a onda de oportunidades que vai surgir a partir de 2019.
?Nós temos que capacitar os empresários para que tenham condições de atender a demanda, o comércio, os microempreendedores e os jovens. E a Prefeitura também tem que modernizar sua gestão, área que também está no pacote e que já estamos investindo?, reforçou o prefeito Marcos Olivatto,
O gerente do Sebrae-Bauru, Wilson Nishimura, apresentou projetos executados em regiões que receberam investimentos semelhantes. ?Macatuba é a primeira cidade que nos procurou em busca de ajuda para elaborar um plano macro de empreendedorismo. Este é o caminho, se preparar para quando o investimento chegar. E o Sebrae tem condições e conhecimento para fazer esta parceria com o Município. É uma onda de oportunidades que não pode ser desprezada?, complementou.
SAIBA MAIS
A empresa Lwarcel Celulose pertencia do Grupo Lwart e foi vendida para a RGE (Royal Golden Eagle) e será controlada pela Bracell Limited, que já administra a BSC (Bahia Specialty Cellulose), com sede em Camaçari, na Bahia. A sede do grupo é baseada em Singapura, com escritórios de vendas na Ásia, Europa e Estados Unido.