O Programa Município VerdeAzul (PMVA), da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SMA), reuniu ontem (07/11), representantes de diversas cidades paulistas para a troca de experiências sobre os programas de coleta seletiva. Seis municípios que têm projetos na área considerados de sucesso ? Macatuba, Itu, Rancharia, Salto, Pompeia, Corumbataí, fizeram uma apresentação. O coordenador de Meio Ambiente e biólogo, Antonio Carlos Perucci, expôs o trabalho desenvolvido pelo Projeto Lixo Rico em Macatuba. O encontro aconteceu na sede do Consema (Conselho Estadual de Meio Ambiente).
?O evento tem a intenção de apresentar casos de sucesso na coleta seletiva e incentivar os municípios a implantarem este serviço. Na minha apresentação destaquei o trabalho dos catadores, os incentivos e parcerias da Prefeitura e o apoio técnico e logístico fornecido ao Projeto Lixo Rico?, disse Perucci. O programa teve início em 2007, hoje conta com 16 catadores e assegura um recolhimento seletivo dos resíduos sólidos domésticos em toda a cidade.
Para o secretário estadual do Meio Ambiente, Eduardo Trani, que abriu o encontro, o momento foi de agradecimento. ?Fico emocionado em ouvir os depoimentos dos interlocutores. O envolvimento municipal nas questões ambientais, na última década, é impressionante, e o PMVA foi um dos motivadores?, comentou.
José Walter Figueiredo Silva, coordenador do PMVA, ressaltou a importância da troca de experiências que o encontro proporciona. ?Cada município buscou, dentro das suas peculiaridades, a maneira ideal de realizar a coleta seletiva. A ideia foi de que os representantes de seis municípios ? Itu, Rancharia, Salto, Pompeia, Corumbataí e Macatuba ? explanassem sobre os projetos desenvolvidos e motivassem a discussão entre os presentes?, explicou.