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SET
06
06 SET 2018
Ideb das escolas municipais de Macatuba é o maior da região
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O Ministério da Educação divulgou esta semana o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) de todo o País e as escolas municipais de Macatuba são destaque na região com o índice de 7,4 para uma meta projetada de 6,5. Em uma década, o índice apresentou uma evolução de 5,2 para 7,4. O IDEB foi criado no ano de 2007 com o objetivo de medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelece metas para a melhoria do ensino. Em Macatuba, aproximadamente 2 mil alunos estão matriculados na educação infantil e ensino fundamental anos iniciais (1º ao 5º Ano).

"Parabenizo toda a equipe que integra a Rede Municipal de Ensino desde a equipe diretiva, docentes, alunos e os funcionários de apoio: oficiais administrativos, serventes, inspetores de alunos e cozinheiras. Um resultado como esse a gente só consegue com a dedicação de todos" destacou o prefeito Marcos Olivatto.

Na avaliação por escola, a melhor nota foi para a E.M. ?Waldomiro Fantini? que obteve 7,5 para uma meta de 6,6. Em 10 anos, a escola evoluiu de 5,6 para 7,5 conseguindo ultrapassar a meta estipulada para o ano de 2021 que é de 7,0.

A E.M. ?Odila Galli Lista? também obteve 7,4 para uma meta de 6,6. Na comparação dos dados, o índice da escola saltou de 5,7 para 7,4 também ultrapassando a meta estipulada que era de 7,1 para o ano de 2021.

O destaque fica para E.M. ?CAIC Cristo Rei? que conquistou o índice 7,4 para uma meta de 6,2. A escola evoluiu de uma nota de 4,6 para 7,4 ao longo dos anos.

"Precisamos reconhecer e enaltecer o trabalho realizado nas escolas municipais e os bons resultados no IDEB. Temos que ressaltar que o resultado conquistado pelas unidades escolares diz sobre a qualidade do ensino ofertado a nossos alunos e demonstra que estamos conseguindo garantir a equidade entre as instituições de ensino, almejando a excelência do ensino para todos. Competência, ética, compromisso, dedicação, esforço e a participação da família na vida escolar dos alunos, são alguns ingredientes que garantem bons resultados para o Ensino Público", comenta a Secretária de Educação Gilcelene Chiari Artioli.  

No município a rede municipal de ensino utiliza o sistema de ensino Aprende Brasil, da Editora Positivo, mas o avanço conquistado está atrelado a outras atividades que são iniciadas com os alunos da educação infantil, com a integração de mídias digitais.

Para os alunos dos primeiros anos que precisam de apoio na alfabetização, as escolas oferecem atividades lúdicas na Mesa Educacional Pedagógica. Todas as escolas possuem sala de informática, sala de leitura, apoio pedagógico e ferramentas tecnológicas.

No contraturno escolar são oferecidas atividades para os alunos que necessitam de reforço na aprendizagem com aulas de Apoio Pedagógico e Apoio Pedagógico Especializado de Macatuba, o APEM, que é um diferencial para alunos do Maternal ao 5º Ano do Ensino Fundamental. As crianças que apresentam alguma alteração ou dificuldade de leitura, escrita e aprendizagem passam por uma avaliação da fonoaudióloga e depois são encaminhadas para as professoras desenvolverem um trabalho de estimulação pedagógica.

A Educação Inclusiva é outra preocupação da Secretaria Municipal de Educação, os alunos com necessidades especiais recebem atendimento especializado o que garante a qualidade da inclusão no ensino regular como, por exemplo, professor intérprete para alunos com deficiência auditiva e, em outros casos, professores para acompanhar esses alunos individualmente.

A capacitação contínua dos professores e equipe diretiva também é uma atividade de rotina, bem como o trabalho com a psicóloga escolar nas unidades escolares.

Em conjunto com a inciativa privada são oferecidas outras atividades que agregam muito ao aprendizado dos alunos como a Hora do Conto, em parceria com o Grupo Lwart e aulas de Robótica, através da escola Yadaa, em parceria com a Ascana. 

Saiba mais

O Ideb funciona como um indicador nacional que possibilita o monitoramento da qualidade da Educação pela população por meio de dados concretos, com o qual a sociedade pode se mobilizar em busca de melhorias. Para tanto, o Ideb é calculado a partir de dois componentes: a taxa de rendimento escolar (aprovação) e as médias de desempenho nos exames aplicados pelo Inep. Os índices de aprovação são obtidos a partir do Censo Escolar, realizado anualmente.

As médias de desempenho utilizadas são as da Prova Brasil, para escolas e municípios, e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), para os estados e o País, realizados a cada dois anos. As metas estabelecidas pelo Ideb são diferenciadas para cada escola e rede de ensino, com o objetivo único de alcançar 6 pontos até 2022, média correspondente ao sistema educacional dos países desenvolvidos.

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