A Secretaria de Saúde realiza a Semana do Aleitamento Materno que tem como objetivo a conscientização das mães e gestantes sobre a importância de amamentar as crianças nos dois primeiros anos de vida. ?Nós temos várias ações que acontecem nas unidades de saúde, nos cursos de gestantes e vamos terminar a semana com um ?mamaço? no CART ?Dr. João Carlos Hueb? para chamar a atenção para a causa?, disse a secretária de Saúde, Elaine Bino.
O ?mamaço? será realizado na sexta-feira, dia 24 de agosto, às 14 horas, nos quiosques do CART, na Vila Santa Rita. Estão convidadas as mães que estão amamentando e as gestantes para que participem das atividades que tem como objetivo despertar a todos para a importância do leite materno, principalmente nos dois primeiros anos de vida. A orientação dos especialistas é de que o aleitamento deve ser exclusivo até os seis meses, após esse período a amamentação deve ser complementada por outros alimentos conforme orientação das enfermeiras e do pediatra.
O CART passou por uma reforma recente de pintura nas instalações, inclusive dos quiosques, reforma de banheiros e foi entregue um campo society. O local está sendo revitalizado e as mães podem levar os filhos maiores, já que o CART tem espaço para brincadeiras e terá distribuição de pipoca e algiodão doce.
?A ideia é fortalecer a conscientização entre as mães sobre a importância do aleitamento materno. Uma ação como essa fortalece a ideia e, além disso, reforça a questão de que a amamentação em estabelecimentos comerciais e instalações públicas é garantida por lei e a mulher não deve sofrer nenhum constrangimento ao amamentar seus filhos?, reforçou a secretária de Saúde, Elaine Bino.
O evento será coordenado pelas enfermeiras das unidades da Saúde da Família que são profissionais capacitadas e já vem realizando esse tipo de incentivo ao aleitamento no município por meio dos grupos de gestantes, que são mensais.