A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe foi prorrogada até o dia 15 de junho de 2018. Em Macatuba, a meta não foi cumprida já que para as crianças entre 6 meses e menores de 5 anos de idade, gestantes, idosos, gestantes e puérperas é de 90%. A vacina está disponível nas unidades de saúde e precisa levar a caderneta de vacinação.
Entre as gestantes, a meta de imunização foi de 68,5% já que a população estimada era de 149 grávidas e foram aplicadas 102 vacinas. Entre as puérperas, a vacinação superou a meta estimada e ficou em 120%.
No grupo dos idosos, profissionais de saúde e indígenas, faltou pouco para que Macatuba batesse a meta. Das 1.868 pessoas que deveriam ser imunizadas, 1.475 tomaram a vacina o que deu uma cobertura vacinal de 79%.
Entre as crianças dos 6 meses a menores de 5 anos de idade, a cobertura ficou em 44%. Ou seja, das 963 apenas 429 foram vacinadas contra a gripe.
Entre os professores, 81% estão imunizados já que 122 dos 150 estimados foram tomar a vacina.
Saiba Mais
A vacina distribuída este ano é a trivalente, ou seja, protege contra três subtipos de vírus: H1N1, H3N2 e o Influenza tipo B, de acordo com a recomendação da OMS (Organização Mundial de Saúde).
Quem precisa tomar a vacina:
-Crianças de seis meses a cinco anos
-Pessoas com 60 anos
-Trabalhadores de saúde
-Povos indígenas
- Gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto)
-População privada de liberdade e funcionários do sistema prisional
- Pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais
-Professores