A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Macatuba realiza na próxima sexta-feira, dia 18 de maio, uma caminhada para comemorar o Dia de Luta Antimanicomial. ?O nosso objetivo é mostrar para a sociedade que os pacientes que estão em tratamento de transtornos mentais podem e devem ter uma vida normal, sem precisarem dos manicômios?, disse a secretária de Saúde, Elaine Bino.
A programação elaborada pela equipe do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) tem início às 8h com um café da manhã oferecido aos usuários da unidade. Em seguida, tem a caminhada que sai da Rua Rio de Janeiro, sobe pela Rua Desidério Minetto até a avenida Coronel Virgilio Rocha e desce pela Rua J.B. Cavalari até a praça Santo Antônio.
Na Praça Santo Antônio estão programadas algumas atividades como uma feirinha de artesanato para a venda das peças produzidas pelos usuários do CAPS e uma roda de música com os participantes da Oficina de Música.
?A proposta de sair das dependências do CAPS e ocupar o espaço da praça tem como objetivo dar visibilidade aos trabalhos desenvolvidos e lutar contra o isolamento da pessoa com transtorno mental, mostrando que é possível sua participação na sociedade?, explica a secretária de Saúde.
O Dia da Luta Antimanicomial será encerrado com um almoço oferecido aos participantes.