A Prefeitura de Macatuba concluiu esta semana a licitação da terceirização do transporte intermunicipal para atender os estudantes que estão matriculados em cursos universitários e técnicos de escolas da região. As empresas Grecco (Lençóis Paulista), Avantur (Pederneiras) e Viação Jauense (Jaú) foram as vencedoras do Pregão nº 04/2018 e vão operar as linhas para as cidades de Bauru, Jaú, São Manuel, Pederneiras, Lençóis Paulista e Barra Bonita.
A partir de 2018, conforme já anunciado, o transporte intermunicipal deixa de ser feito com os veículos da Prefeitura e passa a ser feito por empresas especializadas em transporte rodoviário de passageiros, isso significa veículos apropriados, com menos de 10 anos de uso, com documentação em dia, registro nos órgãos competentes e seguro.
?Nós optamos pela terceirização porque acreditamos que os estudantes precisam ter segurança em primeiro lugar. A nossa frota de ônibus é antiga e não temos recursos para comprar 10 veículos novos. A licitação foi concluída e de maneira geral o preço ficou dentro do estimado. A Prefeitura vai subsidiar uma parte do valor total do contrato. Vamos fazer um seguro complementar também?, explicou o prefeito Marcos Olivatto.
Pelo novo sistema, o aluno vai contratar o serviço de transporte intermunicipal por linha e por semestre e pode fazer o pagamento em até cinco parcelas. O valor semestral para as linhas noturnas de Bauru e Jau é de R$ 925,00. Já para a linha noturna de Lençóis Paulista o preço é de R$ 710,00.
As linhas diurnas de Bauru e Lençóis Paulista e a noturna de São Manuel e Barra Bonita estão com poucos alunos inscritos e não permitiu ainda uma apuração do valor. A Secretaria de Educação vai se reunir com os alunos interessados para que os casos sejam analisados por linha.
?É importante ressaltar que estamos trabalhando para garantir este benefício aos estudantes dentro do que preconiza a legislação em vigor. Como foi a Prefeitura que contratou conseguimos um preço bem melhor e vamos subsidiar uma parte para baratear para os alunos?, explicou a secretária de Educação, Gilcelene Chiari Artioli.
O transporte vai estar disponível a partir do dia 1º de fevereiro e os alunos que ainda não fizeram a inscrição devem procurar a Secretaria de Educação na próxima semana munidos dos seguintes documentos: cópia do RG/CPF, do comprovante de residência e da matrícula e 1 foto 3x4.