O Terminal Rodoviário ?Fernando Valezi Filho? recebeu cerca de mil pessoas na manhã do domingo 19 de novembro para a Cerimônia de Incineração de Bandeiras Inservíveis. O evento volta ao calendário de Macatuba, que é reconhecida como a Capital Nacional do Patriotismo. Entre os anos de 2007 e 2012, o Cerimonial foi realizado ininterruptamente.
O prefeito Marcos Olivatto falou da importância do cerimonial que raramente é feito em praça pública. ?Agradeço a todos que estiveram à frente do evento, à minha equipe, às Forças Armadas, a população, aos professores e alunos que participam deste evento que eu acho muito importante porque estamos trabalhando para Macatuba ter o MIT (Município de Interesse Turístico) e este cerimonial está incluso no nosso calendário turístico. Me sinto feliz em poder retomar este projeto porque tenho certeza que vai ser de grande importância para as crianças e os mais jovens?, enfatizou o prefeito Marcos Olivatto.
Sob o comando do Exército Brasileiro e com a presença das outras duas Forças Armadas, Marinha e Aeronáutica, o cerimonial foi apresentado pelo secretário de Administração, José Carlos Ferreira de Souza. Como é tradição nas Forças Armadas, o praça mais velho fica encarregado da incineração. Em Macatuba, a tarefa coube ao comandante da Polícia Militar, subtenente Aguiar.
?A Prefeitura de Macatuba está de parabéns pela iniciativa de fazer uma cerimonia tão bonita. Para nós militares, Exército, Marinha, Aeronáutica e Polícia Militar, é uma rotina e uma satisfação muito grande no dia 19 de novembro cultuar o símbolo maior da nação brasileira. Nosso Exército tem 400 anos de história e considera este culto extremamente importante. A Prefeitura e a comunidade estão de parabéns em fazer uma cerimonia tão bonita e representativa?, falou o primeiro-tenente do Exército, Rene Vicente Fernandes, que é delegado do Serviço Militar de Jaú.
O Cerimonial de Incineração de Bandeiras Inservíveis recebeu as apresentações do Grupo Red Street, das crianças do Projeto Educartes e da Banda Musical da Zilor. ?Eu quero agradecer ao professor Henrique, ao professores e alunos do Educartes e a Zilor por ter enviado a banda. Este é um evento que entra para o calendário de turismo de Macatuba e com certeza só foi possível pelo empenho de muita gente, obrigado?, disse a diretora de Cultura, Lara Cardoso Mariano .
O presidente da Organização da Sociedade Civil Patriotismo, Luiz Eduardo Franco, participou do evento e falou da importância de ações como esta. ?Macatuba tem na sua história alguns aspectos que justificam esta divisa que o município escolheu, que é a Capital Nacional do Patriotismo, e isso é importantíssimo porque no País temos poucos eventos como este. O turismo cívico é uma das metas para o município e queremos trazer pessoas da Região, do Estado e do País para assistir este evento no futuro. O projeto toma folego agora porque estamos buscando parcerias em outros setores da sociedade, além dos locais já temos um em nível estadual, e queremos trazer divisas, já que o turismo é a maior fonte geradora de recursos do Brasil?, disse.
O cerimonial contou ainda com a presença de crianças do Projeto Atirador Mirim, do Tiro de Guerra de Jaú, que ao lado de estudantes de Macatuba hastearam as bandeiras.