O tradicional Desfilo Cívico para comemorar os 117 anos de Macatuba, festejados em 13 de junho, será realizado neste domingo, dia 11, a partir das 9h, na avenida Coronel Virgilio Rocha, e vai contar a história da literatura infantil. Oitocentas pessoas vão participar do desfile que está sendo coordenado pela Secretaria de Educação e Diretoria de Cultura.
?O desfile vai estar muito bonito e o tema ajudou a envolver as crianças e os pais. Quem não gosta de uma boa história infantil? Estamos fazendo com muito carinho e empenho de toda a comissão organizadora e equipe escolar?, diz a secretária de Educação, Gilcelene Chiari Artioli.
Alunos das escolas municipais e estaduais vão mergulhar nas estórias dos principais autores e os clássicos da literatura mundial como Chapeuzinho Vermelho, Alice no País das Maravilhas, a Cigarra e a Formiga, Sítio do Pica Pau Amarelo, dentre outros, vão ganhar vida e levar os convidados de volta à infância. A concepção artística do desfile, criação das alegorias e desenho dos figurinos é obra do artista plástico e professor de teatro, Nei Gomes. A Prefeitura doou o tecido e as famílias ficaram responsáveis pela confecção. Uma parte das roupas foi produzida pela equipe de costureiras coordenadas pelo Fundo Social de Solidariedade.
?O desfile vem colorido e muito musicado já que vamos ter a participação de nove corporações, entre bandas e fanfarras. Outra novidade é a cavalaria da Polícia Militar. Vale a pena levantar mais cedo domingo e prestigiar o desfile?, convida a diretora de Cultura, Lara Cardoso Pereira.
A parte musical será abrilhantada pelas bandas marciais da Zilor e do Senai e por mais 7 fanfarras. De Macatuba, participam as fanfarras das escolas municipais CAIC Cristo Rei e Odila Galli Lista e a da escola estadual Dr. Osmar Francisco da Conceição. Lençóis Paulista marca presença com a fanfara da escola Cooperelp. Outras três fanfarras de Pederneiras estão confirmadas: A Independente, a do COC e a Pedra de Fogo.
O desfile traz também a participação dos atletas das escolinhas esportivas e da melhor idade, grupos de dança e entidades do município. O Senai traz seu carro elétrico para a avenida. A última ala apresenta os carros antigos, motos e cavaleiros. A cavalaria da Polícia Militar fecha o desfile macatubense.