O Procon de Macatuba está sendo reformulado com o objetivo de prestar um melhor atendimento aos consumidores. Dentre as ações já realizadas destaque para a utilização do Sistema SIGA, que é uma ferramenta da Fundação Procon em que todas as reclamações e atendimentos são registradas no mesmo lugar. ?Ter o atendimento informatizado traz muitas vantagens, não só para o consumidor, mas também para quem faz o serviço já que fica um histórico à mão?, comenta o diretor do Procon, Silvio Roberto de Oliveira Pinto.
A Fundação Procon é uma instituição vinculada à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo e tem personalidade jurídica de direito público, com autonomia técnica, administrativa e financeira. Sua missão principal é equilibrar e harmonizar as relações entre consumidores e fornecedores. Tendo por objetivo elaborar e executar a política de proteção e defesa dos consumidores do Estado de São Paulo. Para tanto conta com o apoio de um grupo técnico multidisciplinar que desenvolve atividades nas mais diversas áreas de atuação.
Em Macatuba, o Procon tem um diretor designado para a pasta desde o mês de abril para que sejam feitas as adequações necessárias a fim de resolver os problemas entre consumidor e fornecedor dos mais variados segmentos da economia. ?O Procon é a voz do consumidor e, por isso, estamos investindo para melhorar este atendimento que na maioria das vezes encontra um meio termo e sela um acordo entre as partes envolvidas?, destaca o prefeito Marcos Olivatto.
Dentre as ações a serem implementadas está a criação do CONDECON (Conselho Municipal de Defesa do Consumidor) formado por 9 representantes, sendo um do Procon, que é o presidente, um do Ministério Público, um da Secretaria da Educação, um da Vigilância Sanitária, um da Secretaria de Finanças, um da Secretaria de Negócios Jurídicos, três da sociedade civil e um do Ministério Público.
SERVIÇO
O Procon de Macatuba funciona no Centro do Empreendedor que fica na Rua Nove de Julho, 21-31, Centro. O horário de atendimento é das 8h às 11h e das 13h às 16h.