O CMDCA (Conselho Municipal Direitos da Criança e Adolescente) promove no mês de maio várias atividades com o objetivo debater o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes em Macatuba. O trabalho de conscientização tem parcerias com as secretarias de Assistência Social (CRAS, Proteção Social Especial), Saúde, Cultura e outras organizações sociais. O Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração de Crianças e Adolescentes é 18 de maio.
No período de 15 a 20 de maio estão programadas palestras, grupos de conversa e distribuição de material educativo que fala de maneira simples o que é violência, abuso e exploração sexual e também onde se deve fazer a denúncia. Em Macatuba, a denúncia pode ser feita no Conselho Tutelar, Delegacia, Polícia Militar ou pelos telefones 100 ou 181.
Na próxima semana, todos os grupos atendidos pela Assistência Social ?adolescentes, Bolsa Família e idosos-, pela Saúde ? gestantes e Caps-, vão receber orientações sobre o tema. A Legião Mirim e o Conselho Tutelar participam com palestras e distribuição de material educativo.
A Secretaria da Educação também participa das atividades. Nos dias 3 e 4 de maio, todos os alunos com idade entre 6 e 10 anos das escolas municipais assistiram a peça ?Vim ver Maria?, do Grupo SóArte, que abordou o abuso e a exploração infantil de forma lúdica e bem humorada. O tema também está sendo trabalhado na sala de aula. Os grêmios estudantis das escolas estaduais Fernando Valezi, Professora Fanny Altafim Maciel e Dr. Osmar Francisco da Conceição vão distribuir os folders educativos e realizar ações de mobilização nas escolas.