A Prefeitura de Macatuba coloca nas ruas a Campanha ?Macatuba Mais Bonita? que tem como objetivo conscientizar os moradores sobre o descarte correto do lixo e com isso fazer com que a cidade fique sempre limpa e organizada. Isso só se consegue com o apoio e a participação de todos os macatubenses.
?Macatuba é uma cidade bonita e temos que trabalhar para manter isso. Cada um precisa cuidar do seu lixo. Tem o Projeto Lixo Rico que é muito importante porque além de preservar o meio ambiente gera renda para muitas famílias e eu peço para a população separar o lixo, colocar o entulho nos dias de coleta. Estamos contando com o auxílio da população porque sozinho a gente não consegue?, disse o prefeito Marcos Olivatto
Em Macatuba, a coleta de lixo orgânico é diária em todos os bairros. De segunda a sexta-feira nas residências e de segunda a sábado no comércio. A coleta começa às 6h30.
A coleta de entulho é realizada uma vez por mês. A cidade é dividida em cinco regiões de acordo com calendário pré-estabelecido. O material educativo que será distribuído em todas as residências explica o que é entulho e lembra ao morador que a Prefeitura recolhe o volume de até três carriolas de mão.
A coleta do material reciclável é feita pelos catadores do Projeto Lixo Rico diariamente em todos os bairros da cidade. Todo o lixo reciclado coletado é vendido e o dinheiro dividido entre a equipe. Além dos carrinhos de mão, o Lixo Rico conta com o apoio de um caminhão. A coletora Roseli Ribeiro diz que muitos moradores fazem a separação, mas seria interessante que a prática fosse adotada por todos os moradores. ?Eu separo tudo já na cozinha, latas, papelão... passei a fazer isso quando visitei uma usina de reciclagem junto com minha filha e entendo que é preciso colaborar, não custa nada?, disse a moradora Maria Helena Morelli.
A Campanha ?Macatuba Mais Bonita? também traz orientações sobre a limpeza de terrenos e calçadas, que é de responsabilidade do dono do imóvel. Esta é uma ação importante porque previne a proliferação de insetos, como moscas e mosquito da dengue, roedores e cobras. Isso sem falar da segurança pública, já que terrenos baldios são usados como esconderijos para criminosos. O destino da poda de árvores e capinação dos terrenos e calçadas também fica por conta do morador ou das empresas que fazem este tipo de serviço. A Prefeitura de Macatuba oferece o serviço de recolhe de galhos e podas de árvores a cada 15 dias, entre quarta e sexta-feira, até o limite de três carriolas de mão.