A Secretaria de Saúde realizará amanhã, das 8h às 13h, em todas as unidades de saúde, a intensificação da vacina contra a febre amarela e a vacinação do HPV para meninos com idade entre 12 e 13 anos. É preciso levar a carteira de vacinação.
A vacina é o único meio de prevenção da febre amarela, bastam duas doses para imunizar contra a doença por toda a vida. A vacina é contraindicada para gestantes, mulheres que estejam amamentando, pessoas com sistema imunológico debilitado e com alergia ao ovo. Para pessoas com mais de 60 anos a vacina é indicada para quem reside ou vai viajar para áreas de risco.
Os meninos com idade entre 12 e 13 anos devem tomar a vacina contra o HPV (papiloma vírus humano) é transmitido sexualmente e causa uma série de doenças como câncer de colo de útero, vagina, vulva, de pênis, de ânus, de boca e verrugas anogenitais.
Segundo o Ministério da Saúde, a medida faz do Brasil o primeiro país da América do Sul e o sétimo do mundo a incluir meninos em um programa nacional de imunização de HPV. A medida segue a recomendação da sociedade médica brasileira e veio após estudos mostrarem que a inclusão dos meninos no público-alvo da vacinação contra a doença contribui para a diminuição das doenças associadas ao vírus, já que possibilita à diminuição da circulação do vírus a população.