Boracéia sediou na tarde de ontem, 13 de fevereiro, o lançamento do "Projeto de Turismo Fluvial no Rio Tietê" que contou com prefeitos e técnicos dos nove municípios convidados: Boracéia, Itapuí, Itaju, Bariri, Jau, Pederneiras, Macatuba, Arealva e Iacanga. ?Eu estou lançando a ideia de um projeto regional de turismo e acredito que cada um desses municípios tem algo a oferecer, seja uma opção gastronômica, um passeio rural, pesca esportiva ou até mesmo uma rota de turismo rural. A ideia é organizar tudo isso, oferecer pacotes onde o turista vai escolher onde quer ir, o que ele quer conhecer", disse o prefeito de Boraceia, Marcos Bilancieri.
O prefeito Marcos Olivatto participou do lançamento do projeto e reiterou que Macatuba vai investir no turismo. ?Nós já estamos trabalhando para reativar o Comtur e a partir dai fazer o plano municipal de turismo. Na próxima semana vou receber o Carlos Nascimento e o capitão Hélio ficou de vir fazer uma análise da nossa margem?, contou.
O jornalista e empresário Carlos Nascimento está construindo um barco para navegar no Rio Tietê com a proposta de realizar eventos dos mais variados. A previsão é de que o barco inicie suas atividades no final de 2017.
O capitão Hélio Palmesan é dono de uma das empresas que opera em Barra Bonita e se comprometeu a visitar os municípios para avaliar se existe a possibilidade de atracar os barcos de passageiros nos nove municípios que integram o projeto já que a ideia inicial é explorar também as capacidades turísticas de cada cidade. "A ideia é perfeitamente viável e o turismo fluvial, envolvendo estes municípios pode se tornar realidade em breve" comentou com entusiasmo e se comprometeu a ajudar traçar uma rota para que o passeio de barco possa ser oferecido.
Olivatto destacou as belezas naturais de Macatuba e também a usina hidrelétrica do Rio Lençóis, o Teatro Municipal, a Paixão de Cristo, loja de fábrica de jeans, os pesqueiros e a gastronomia. ?Macatuba tem potencial para desenvolver o turismo, se conseguirmos ordenar isso vai ser um ganho para todas as cidades?, referendou o prefeito de Macatuba.
Além dos prefeitos, participaram do encontro o vice-presidente do Consórcio Tietê-Paraná, José Eduardo Amantini, os assessores do deputado estadual Pedro Tobias, Lima Júnior e Marcelo Graziani, o assessor do deputado federal licenciado e secretário da Agricultura Arnaldo Jardim, Arnaldinho Ribeiro, o capitão Hélio Palmesan e o jornalista e empresário Kleber Santos.