Macatuba vai voltar a integrar o Consórcio Intermunicipal Tietê-Paraná e se preparar para buscar o selo de Município de Interesse Turístico. A decisão foi tomada esta semana pelo prefeito Marcos Olivatto durante a visita de Du Barreto, presidente do consórcio e ex-prefeito de Brotas. ?O Consórcio Tietê-Paraná conta com a participação atuante de 31 municípios e Macatuba vai voltar a integrar este grupo que trabalha para o desenvolvimento da área econômica da hidrovia e agora está focado no turismo?, falou o prefeito que foi convidado, e aceitou, fazer parte da composição da atual diretoria.
Du Barreto apresentou as atividades desenvolvidas pelo Consórcio, dentre elas a possibilidade de auxiliar Macatuba no processo de tramitação com o governo do Estado para se tornar um Município de Interesse Turístico. São Paulo possui 70 estâncias turísticas. A nova lei 1.261/2015 criou 140 vagas para Município de Interesse Turístico que poderão receber recursos do Fundo de Melhorias dos Municípios Turísticos para serem investidos em infraestrutura e melhora do potencial turístico.
Dentre as ações a serem implementadas está a necessidade de reativar o COMTUR (Conselho Municipal de Turismo) e elaborar um plano de ação. Os trabalhos já começaram. As atividades a serem realizadas envolvem as secretarias de Desenvolvimento, Meio Ambiente e Esporte, Turismo e Lazer.
O Consórcio Intermunicipal Tietê-Paraná tem por objetivo desenvolver as atividades econômicas da hidrovia, o turismo, comércio e indústria, sem descuidar do meio-ambiente. A entidade nasceu em Jaú, em 1989, e abrange 69 municípios do Estado de São Paulo (31 cidades são membros atualmente), ao longo do vale do Rio Tietê, iniciando-se no município de Salto indo até o município de Ilha Solteira, na foz com o Rio Paraná.
A hidrovia possui 800 quilômetros de vias navegáveis, dez reservatórios, dez barragens, 23 pontes, 19 estaleiros e 30 terminais intermodais de cargas, nas quais chegam a ser transportadas 6 milhões de toneladas por ano.