Os prefeitos de Macatuba, Tarcisio Abel, e de Lençóis Paulista, Bel Lorenzetti, se reuniram na manhã desta sexta-feira, dia 15 de abril, para buscar solução em conjunto pela retomada do transporte intermunicipal na linha que serve às duas cidades. Os vereadores Júlio César Saes, Ricardo Genovêz e Wilson Barbirato também participaram do encontro, que aconteceu na Prefeitura de Lençóis.
Os dois prefeitos elaboraram e assinaram ofícios para a Artesp (Agência Reguladora do Transporte no Estado de São Paulo) pedindo solução urgente e retomada do serviço o mais rápido possível e para a empresa Expresso de Prata, solicitando apoio para ? com autorização da agência ? disponibilizar ônibus para atender à população de forma emergencial.
?Na tarde da quarta-feira, recebi a informação de que o transporte prestado pela Viação Mourão havia sido interrompido. Como o serviço é regulamentado pelo Estado, contatei a Artesp por telefone e pedi que a agência tomasse medidas imediatas para que a população não fosse prejudicada. Em seguida, nos mobilizamos para formalizar os pedidos para a Artesp?, informou o prefeito Tarcisio.
A concessão para transporte intermunicipal é exclusividade do Estado. O município é proibido de atuar neste segmento. ?Acontece que a interrupção do transporte prejudica a população e o restabelecimento, de maneira emergencial, dos serviços entre as cidades de Lençóis Paulista e Macatuba é uma necessidade para os usuários?, reforçou o prefeito.
Tarcisio lembrou que Macatuba e Lençóis também acionaram juntos deputados e outros agentes políticos para apoiar a causa dos dois municípios. ?O transporte foi incluído entre os direitos sociais dos cidadãos brasileiros, está na Constituição Federal. Esta situação, a interrupção súbita do transporte que serve nossa cidade, prejudica enormemente os trabalhadores que necessitam do transporte diário e regular, prejudica os consumidores e demais usuários que circulam diariamente entre Lençóis, Macatuba, Pederneiras, Barra Bonita e Igaraçu do Tietê?, completou. Ontem no período da tarde, o prefeito e os três vereadores macatubenses tiveram reunião na empresa Expresso de Prata, em Bauru, para tratar do assunto.
Segundo o prefeito Tarcisio, além de solução emergencial e imediata para o problema, os ofícios encaminhados às autoridades da Artesp pedem a extensão das linhas intermunicipais até Jaú. ?Enquanto aguardamos providências da Artesp, seguimos mobilizados para cobrar agilidade nas providências em defesa dos interesses da nossa população, inclusive a realização de nova concessão das linhas e extensão do percurso até Jaú?, concluiu Tarcisio.