Esta terça-feira, dia 22 de março, foi marcada em Macatuba por diversas ações em comemoração ao Dia Mundial da Água. O biólogo Antonio Carlos Perucci Junior, responsável pela Divisão de Meio Ambiente da Prefeitura de Macatuba e pelo Sisam (Sistema de Saneamento Ambiental de Macatuba), lembra que as ações programadas cobrem todo o mês de março e não apenas o dia 22. ?A água é um bem precioso demais para a vida no planeta e merece muito mais que um dia de comemoração. A água merece todos os dias de preservação, de respeito e de atitudes para o uso responsável deste recurso essencial para a vida?, comentou.
Durante todo o ano, mas de forma mais intensa neste mês, Carlos realiza palestras de conscientização da população para não desperdiçar água. ?A gente vai às escolas e entidades, conversa com os grupos de trabalho e com a população em geral para deixar esta mensagem: use a água com responsabilidade?,completou.
Nesta quarta-feira, por exemplo, a abordagem é junto aos estudantes da escola estadual Fanny Altafim Maciel. Na semana passada, o encontro foi com as mulheres do grupo de artesanato do CRAS (Centro de Referência em Assistência Social). No sábado, dia 19, o evento foi na praça Santo Antonio, através da Hora do Planeta e com participação de fiéis das igrejas locais. Em todos esses atos, a Divisão de Meio Ambiente distribui material impresso na forma de marcador de página, trazendo os dez mandamentos para economizar água.
Educartes? Também engajado na missão de preservar a água e a vida no planeta, os alunos do Projeto Educartes fizeram duas apresentação teatrais ontem, dia 22. A peça é um musical e aborda os diversos aspectos da água, inclusive os cuidados com a dengue e outras doenças transmitidas pelo Aedes aegytpi. ?Foram duas sessões, uma de manhã e outra à tarde, com o Teatro Municipal lotado. O objetivo é fazer os nossos alunos e o público em geral atuarem como multiplicadores das ações de combate ao mosquito Aedes em Macatuba?, revelou Andreia Terezinha Artioli Martins, coordenadora do Projeto Educartes - que recebe 200 crianças. ?Nossos alunos participaram de oficinas e atividades nos últimos meses e se prepararam esta peça que apresentamos ao público hoje?, completou.