Através do trabalho das equipes de Controle de Vetores e da Vigilância Epidemiológica, a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Macatuba tem realizado diversas ações de prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, do zika vírus e da febre chikungunya. Todas as regiões da cidade recebem atenção nesta mobilização permanente para afastar o risco de doenças transmissíveis pelo mosquito.
Como algumas áreas apresentam maiores riscos, recebem também atenção especial das equipes. É o caso do Cemitério Municipal, onde os vasos de flores colocados pela população em memória das pessoas já falecidas acabam criando oportunidade para o mosquito depositar ovos. Por isso, ao vistoriar periodicamente o Cemitério os agentes de saúde deitam os vasos de flores para que não acumulem água.
Como a principal arma para combater o Aedes aegypti é a colaboração da população, confira algumas medidas que devem ser adotadas em casa, no trabalho e em todos os ambientes para evitar a proliferação do mosquito.