O município de Macatuba está entre as 90 melhores cidades brasileiras em qualidade da educação oferecida à população. É o que confirma o IOEB (Índice de Oportunidades da Educação Brasileira), elaborado pelo Centro de Liderança Pública e publicado pela revista Exame. ?Este é uma espécie de ranking nacional da qualidade da educação. Nossa cidade ocupa lugar de destaque entre as cem melhores do País e atingiu uma posição que nos enche de satisfação, pois alcançamos a melhor pontuação da região, junto com Igaraçu do Tietê?, observou o prefeito Tarcisio Abel. A pontuação de Macatuba no IOEB foi de 5,4.
Conforme a revista, o ranking leva em conta a qualidade da formação dos professores nas escolas, a média de hora aula por dia, a experiência dos diretores no cargo e o atendimento na rede de educação infantil.
?Considerando todas as redes municipais de ensino ? público ou privado ? onde estudam todas as crianças e adolescentes em idade escolar (0 a 17 anos), o país ainda deixa a desejar. A nota geral do Brasil é de apenas 4,5 pontos em uma escala de 0 a 10?, escreveu a Exame. As cidades que aparecem na lista das 500 melhores superam a média nacional, como é o caso de Macatuba ? que ocupa a 89ª posição.
O prefeito Tarcisio atribuiu o desempenho macatubense à soma de fatores que, combinados, oferecem boa qualidade aos estudantes do município. ?O estudo considera as condições físicas das escolas, o trabalho dedicado dos professores, da equipe pedagógica e de coordenação, do pessoal de apoio, o plano municipal de universalização da educação, entre outros fatores. O resultado de tudo isso aparece na oportunidade que nossos alunos têm ao se prepararem para a vida acadêmica, profissional e social. O resultado também aparece no plano de desenvolvimento no curto, médio e longo prazo para nossa cidade e para nossos cidadãos?, complementou o prefeito.