A equipe da Defesa Civil de Macatuba, com apoio da Secretaria de Obras e da Divisão de Meio Ambiente da Prefeitura, se mobilizaram desde a madrugada desta sexta-feira, dia 20 de novembro, para atender aos chamados gerados pelo temporal que atingiu a cidade. Esta é a segunda vez na semana que as equipes da Prefeitura saem a campo para recolher galhos e remover árvores danificadas pelas chuvas acompanhadas de ventos fortes.
No balanço parcial divulgado pela Defesa Civil, dez árvores sofreram danos no temporal da terça-feira, sendo que foram registradas seis quedas. Na sexta-feira foram mais trinta árvores atingidas, com cinco quedas registradas pelos agentes municipais.
Sempre que há queda de árvores, é grande o risco de danos secundários a veículos, rede de fiação elétrica e telefonia, além de imóveis. ?Foi o que aconteceu nesta semana, quando veículos, imóveis e rede de fios foram atingidos por árvores derrubadas pela força do vento. É lamentável do ponto de vista ambiental quando temos que remover árvores caídas, porque nós temos uma cidade bem arborizada. Felizmente, não tivemos outras vítimas além dos danos materiais?, avaliou Antonio Carlos Perucci Junior, responsável pela Divisão de Meio Ambiente e membro da Defesa Civil Macatubense.
Para diminuir os riscos de danos às árvores de médio e grande porte no perímetro urbano de Macatuba, a Divisão de Meio Ambiente tem realizado podas preventivas nas árvores das vias públicas e praças. ?É impossível prever as consequências de temporais, mas a Prefeitura de Macatuba está agindo preventivamente e fazendo o que é tecnicamente recomendável?, finalizou Perucci.