Está marcada na agenda da Secretaria Estadual de Segurança Pública para a próxima terça-feira, dia 17 de novembro, a reunião do secretário Alexandre de Moraes com representantes de Macatuba para formalizar o convênio que implanta a Atividade Delegada no município. A reunião de trabalho foi confirmada pelo gabinete do prefeito Tarcisio Abel, que marcou espaço na agenda do secretário para tratar pessoalmente da implantação da Atividade Delegada em Macatuba. O prefeito Tarcisio também convidou os 11 vereadores para acompanharem a reunião em São Paulo.
?Já faz algum tempo que estamos buscando esta parceria com o Governo do Estado para firmar a Atividade Delegada em Macatuba. No dia 17 de novembro teremos esta reunião com o secretário estadual de Segurança Pública para firmar a parceria. Isso significa dizer que policiais militares poderão prestar serviços ao município a fim de garantirem a ordem e a segurança dos cidadãos macatubenses?, explicou o prefeito.
Macatuba reivindica a parceria com a SSP objetivando, além do reforço na segurança da população, garantir que sejam coibidas atitudes que perturbem a tranquilidade das famílias macatubenses. ?Os policiais da Atividade Delegada também atuarão para evitar abusos no volume de som de veículos, especialmente às altas horas da noite, quando a população trabalhadora precisa de tranquilidade para descansar?, complementou o prefeito.
Vale lembrar, Macatuba tem investido na área de segurança pública. No ano passado, o município conseguiu reforço na atuação do efetivo da Polícia Militar através do programa Dejem (Diária Especial por Jornada Extraordinária de Trabalho Policial Militar), que permite aos policiais militares trabalharem em suas horas folgas, com remuneração adicional paga pelo próprio Governo do Estado. Na Atividade Delegada, o policial militar também trabalha armado, fardado e sob o comando da corporação, porém as horas trabalhadas são pagas pela Prefeitura, através de convênio com o Estado.
Outra notícia importante sobre a Segurança Pública em Macatuba foi a elevação de Grupamento para Pelotão da Polícia Militar, em maio do ano passado. O prefeito Tarcisio lembrou que o pedido para elevar o status do grupamento foi apresentado ao Governo do Estado em várias ocasiões como forma de fortalecer e ampliar o efetivo local da Polícia Militar. ?Além de agradecer pela parceria nos projetos Dejem e Atividade Delegada, temos que reconhecer o mérito do Governo do Estado que nos atendeu ao elevar nossa base da PM para Pelotão. Tudo isso combinado está garantindo maior efetivo policial e mais segurança para toda a população macatubense?, declarou.
Devido às ações coordenadas entre a Prefeitura de Macatuba e os agentes de segurança pública, em agosto deste ano o prefeito macatubense foi condecorado pelo Alto Comando da Polícia Militar de São Paulo com a Medalha Comemorativa ao Centenário do 4º BPM-I (Batalhão da Polícia Militar do Interior), com sede em Bauru e que comanda a Polícia Militar com atuação em dezenas de municípios na região (foto).