Está confirmada para a tarde desta sexta-feira, dia 28 de agosto, às 13h, a inauguração do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) de Macatuba. Ligado à Secretaria de Saúde da Prefeitura de Macatuba, o CAPS é um serviço público que presta atendimento e tratamento às pessoas com sofrimento psíquico, diminuindo e evitando internações psiquiátricas.
A implantação do CAPS em Macatuba envolveu diversos atores ligados à área da saúde pública nas esferas municipal, estadual e federal. Inicialmente, o município recebeu do Ministério da Saúde R$ 20 mil para da ir início à implantação do serviço. Este recurso foi investido na compra de móveis e equipamentos, em materiais de psicologia e capacitação da equipe de atendimento aos pacientes. Outras obras de adaptação e adequação das instalações foram realizadas com recursos próprios. O projeto contou, ainda, com suporte dos agentes do serviço estadual de saúde para a formalização necessária à implantação do serviço em Macatuba.
Com a inauguração do CAPS, Macatuba passa a oferecer um serviço diferenciado aos usuários. Até então, o município contava com um ambulatório de saúde mental, voltado para o atendimento individualizado dos pacientes. O CAPS muda o modelo de atendimento aos usuários, oferecendo a atenção individualizada que havia antes e acrescentando o tratamento do indivíduo para sua reinserção no convívio social e familiar.
Serviço ? Inauguração do CAPS de Macatuba. Nesta sexta-feira, dia 28 de agosto, às 13h. Rua Rio de Janeiro, 7-29, Centro.