Em parceria com o Programa Nutriamigos, desenvolvido pela nutricionista Suzana Janson Franciscato, de Bauru, e com o apoio do Ministério da Cultura, PEN e HGN, a Secretaria de Educação de Macatuba está desenvolvendo junto à rede de ensino infantil o programa com o objetivo de ensinar às crianças o valor dos alimentos para que adquiram hábitos saudáveis de alimentação. Todo o material doado foi distribuído às escolas e creches municipais.
O objetivo do programa é ensinar crianças de 3 a 5 anos a se alimentarem bem e tem como objetivos educacionais desenvolver a autonomia intelectual, aprender a aprender, desenvolver a organização de tomar decisões e escolhas na realização de pequenos e ou grandes projetos pessoais.
Para envolver as crianças com atividades lúdicas, foram criados os Nutriamigos, personagens que representam os alimentos: gorduras, carboidratos, proteínas e vitaminas. No mundo encantado dos Nutriamigos, os personagens participam de brincadeiras e atividades divertidas e ensinam a importância dos alimentos para as funções do organismo.
O programa consta de um DVD com cinco histórias em desenho animado, um manual de orientações, CD de músicas e CD com atividades para impressão que foram desenvolvidas pelas professoras da educação infantil, maternal, nível I e nível II, totalizando 650 alunos. A nova versão em desenho animado foi uma parceria da PEN com a HGN Produções, do designer, animador e produtor de animações Haroldo Guimarães Neto.
O encerramento do programa está acontecendo com palestra da nutricionista do município, Lisandra Decimara Boso Prandini, e com a preparação por parte dos professores e alunos de pratos com alimentos saudáveis. Dentro desta ação local, foram realizados o dia do lanche saudável na escola Padre José Corsini no dia 27 de maio, de manhã e à tarde, e palestra com a nutricionista no dia 29 de maio, também de manhã e à tarde. Nas demais escolas da rede, o encerramento será no decorrer do mês de junho.
Na galeria de fotos, confira a aula de nutrição na escola Padre José Corsini