Em reunião com o secretariado na terça-feira, dia 25 de novembro, o prefeito de Macatuba, Tarcisio Abel, lançou o programa Índice de Efetividade da Gestão Pública Municipal. O objetivo é criar instrumentos para medir e evidenciar a correspondência entre as ações governamentais e as exigências da comunidade. Em outras palavras, Macatuba terá indicadores para aferir a eficiência das ações da administração pública no âmbito do município.
De acordo com Tarcisio Abel, sete áreas foram envolvidas na etapa inicial de implantação do programa: Educação, Saúde, Planejamento, Gestão Fiscal, Meio Ambiente, Proteção ao Cidadão (Defesa Civil) e Governança em Tecnologia da Informação. As demais áreas também serão englobadas no segundo momento.
?Estamos antecipando em Macatuba um projeto moderno de gestão pública. A administração pública é uma prestadora de serviços à população. Portanto, deve executar sua missão com compromisso e qualidade. A finalidade é esta, ampliar cada vez mais a qualidade do serviço oferecido à população?, complementou.
As sete áreas abrangidas terão índices individuais de avaliação da efetividade, seguindo um padrão que vai gerar um mapa de eficiência no serviço público de fácil leitura e acompanhamento. ?Conhecendo melhor onde há eficiência e onde há deficiência no serviço público, teremos condições mais concretas de potencializar o que funciona bem e de ajustar o que está abaixo da expectativa. O resultado finalístico é um melhor serviço público global oferecido à população?, concluiu o prefeito.