A educação oferecida à população pela rede municipal de Macatuba alcançou o maior avanço regional em qualidade no ano passado. É o que mostra o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), que mede a qualidade da educação ao analisar o fluxo escolar e as médias de desempenho dos estudantes nas avaliações. O desempenho da educação municipal atingiu nota 6,5 no ano de 2013, antecipando a meta projetada somente para 2017. A meta para 2013 era de 6,0, mas foi superada em 0,5.
O desempenho individual das escolas municipais também demonstra bons resultados. As três unidades municipais de ensino básico (escolas Odila Galli Lista, Waldomiro Fantini e Caic Cristo Rei) superam a meta projetada. O melhor resultado foi da escola municipal Odila Galli Lista (foto), que obteve nota 7,2 e antecipou a meta projetada para 2021. Depois aparecem Waldomiro Fantini (que teve nota 6,6 e antecipou a meta de 2017) e Caic Cristo Rei (que teve nota 6,0 e antecipou a meta de 2015).
O prefeito Tarcisio Abel parabenizou toda a equipe da educação e os professores da rede municipal pelo resultado. ?Nossa meta é sempre buscar a qualidade no serviço público e educação municipal fez seu dever de casa. Quero parabenizar a equipe de educadores, pedagogos, diretores de escola, funcionários das unidades e da Secretaria Municipal de Educação. O resultado é mérito pelo trabalho de todos que estão dando seu melhor, pensando no melhor para nossa população?, elogiou.
O prefeito macatubense chamou a atenção para o desempenho recente no IDEB medido até 2011. Macatuba vinha atingindo estritamente as metas do IDEB nos últimos anos e até frustrou a expectativa ao obter nota de 5,5, em 2011, ficando abaixo da meta de 5,7. ?Com criatividade e muito esforço de toda a equipe foi possível melhorar o quadro. Superamos a meta em vários anos. É como o aluno que só tirava nota C para passar de ano na escola e passa a tirar notas boas, notas B e A, porque se aplica mais. Todo pai fica feliz quando o filho vai bem na escola?, comparou.
A nota do IDEB de Macatuba supera a das cidades vizinhas, entre as quais Agudos (5,5 em 2013), Areiópolis (5,7), Lençóis Paulista (6,3) e Pederneiras (5,6), e até de cidades consideradas pólo regional, como Bauru (nota 5,4 em 2013), Botucatu (6,0) e Jaú (5,6).
Confira as notas de Macatuba:
IDEB - Município de Macatuba-SP
|
Ano |
Meta projetada |
Resultado atingido |
|
2005 |
- |
5,0 |
|
2007 |
5,1 |
5,2 |
|
2009 |
5,4 |
5,4 |
|
2011 |
5,7 |
5,5 |
|
2013 |
6,0 |
6,5 |
|
2015 |
6,2 |
- |
|
2017 |
6,5 |
- |
Fonte: MEC, disponível em http://ideb.inep.gov.br/resultado/