Ir para o conteúdo

Prefeitura de Macatuba - SP e os cookies: nosso site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar você concorda com a nossa Política de Cookies e Privacidade.
ACEITAR
PERSONALIZAR
Política de Cookies e Privacidade
Personalize as suas preferências de cookies.

Clique aqui e consulte nossas políticas.
Cookies necessários
Cookies de estatísticas
SALVAR
Prefeitura de Macatuba - SP
Acompanhe-nos:
Rede Social Whatsapp
Rede Social Instagram
Rede Social Facebook
Rede Social YouTube
Notícias
MAI
26
26 MAI 2014
Saúde e Educação fazem ação conjunta contra dengue esta semana
receba notícias

Atividades nas escolas e junto à população reforçam as iniciativas de combate à dengue

 

As Secretarias de Educação e de Saúde de Macatuba, com apoio do Departamento de Limpeza Pública, colocam na rua esta semana a ação Vamos Encher o Saco da Dengue. Trata-se de uma campanha para envolver estudantes e a comunidade em geral nas atitudes de combate à proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.

Nas escolas, informa a enfermeira Andrea Palaro Frascareli ? responsável pela Vigilância Epidemiológica no município, serão desenvolvidas atividades através de jogos educativos e competições para ensinar e reforçar nos estudantes as iniciativas de combate à dengue. Nos diversos bairros da cidade, incluindo o Centro, a campanha vai mobilizar os estudantes e seus familiares na medida prática de eliminar os criadouros do mosquito dentro de residências, locais de trabalho e outros ambientes.

A campanha Vamos Encher o Saco da Dengue convoca a população a cuidar do próprio ambiente onde vive, retirando e descartando corretamente materiais e recipientes que possam acumular água. A estratégia é eliminar os criadouros e, com isso, evitar a proliferação do mosquito transmissor da dengue. ?Cada criança do ensino fundamental vai receber um saco de lixo e um folheto explicativo, para que ela e seus familiares recolham materiais que possam acumular água. Todo material embalado nos sacos será recolhido pela equipe da Prefeitura, conforme uma escala de datas por bairros?, explica Andrea.

O cronograma de coleta dos sacos cheios de objetos recolhidos nas casas começa no dia 27 e termina no dia 30 de maio. As equipes da Prefeitura vão passar recolhendo os sacos de lixo nos bairros Sonho Meu, Esperança, Bocaiúva e América no dia 27 (terça-feira). No dia seguinte, 28 de maio (quarta-feira), a coleta dos sacos será feita no Jardim Planalto e Santa Felicidade. Dia 29 (quinta-feira) será a vez da coleta pelas ruas dos bairros Macatuba VII, Santa Rita, Europa e Chácaras Santa Rita. O último dia da campanha é 30 de maio (sexta-feira), com coleta pelo Jardim Capri, Bela Vista, Vila Azevedo, Veneza I e II, Centro, Zé Macatuba, Panorama e Distrito Industrial.

O objetivo, reforça Andrea, é eliminar o mosquito da dengue e, com ele, o risco da doença em Macatuba. Vale lembrar, a dengue é uma doença que pode matar e ela está presente em vários municípios da região. Em Macatuba, segundo a Vigilância Epidemiológica, a situação está sob controle. Em maio foram registrados sete casos positivos para dengue, sendo quatro importados e três contraídos no próprio município. ?É uma situação sob controle, mas a população não pode descuidar. Pelo contrário, a população deve cuidar para não ter dengue na sua casa, descartando nesta campanha todo material que pode servir de criadouro para o mosquito que transmite a doença?, finalizou a enfermeira.

 

Seta
Telefone: (14) 3298-9800
Endereço: Rua 9 de Julho, 15-20 - Centro | CEP: 17290-011
De Segunda a Sexta-Feira das 8h às 12h e das 13h às 17h | CNPJ: 46.200.853/0001-78 | E-Mail: prefeitura@macatuba.sp.gov.br
CNPJ: 46.200.853/0001-78
Prefeitura de Macatuba - SP
Versão do Sistema: 3.5.3 - 19/06/2026
Copyright Instar - 2006-2026. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia