Construção de poço e de reservatório, programa de redução de perdas, correções de vazamentos e melhor gestão do sistema são algumas das ações já realizadas
A Prefeitura de Macatuba segue com o trabalho para melhoria e modernização do sistema de saneamento, em especial o de abastecimento de água. E o resultado é uma queda drástica de 70% nas ocorrências de falta de água, no período de 2021 a 2024, motivada principalmente pelos investimentos em gestão, fiscalização e infraestrutura.
“Em 2021, o município teve 20 ocorrências de falta de água, contra apenas seis no ano passado todo. E, destas seis, três delas foram motivadas por questões técnicas, enquanto as outras três foram causadas por furtos. Temos consciência de que a responsabilidade é sempre nossa, enquanto Poder Público, independentemente do motivo da falta de água. Infelizmente, não houve investimentos no sistema de saneamento do nosso município durante anos, situação diferente do que estamos vivendo agora. Assumimos o compromisso de mudar este cenário e o resultado é uma queda nas ocorrências de desabastecimento, mas é claro que ainda temos muito a melhorar” lembra o prefeito de Macatuba, Anderson Ferreira.
E o trabalho não se reflete somente no dia a dia do consumidor. A perda média de água no sistema de abastecimento também caiu de maneira acentuada nos últimos quatro anos. Hoje, 47,60% da água coletada nos cinco poços da cidade é perdida no sistema, número bem abaixo da média de 2021, que era de 56,92%. “O respeito pelo bem mais precioso do ser humano, que é a água, também precisa ser levado em consideração neste processo, que é a médio e longo prazo. A população ganha, o meio ambiente também”, reforça Anderson Ferreira.
Outro ponto importante destes investimentos está na economia dos cofres públicos. Os gastos da Prefeitura de Macatuba com energia elétrica no saneamento também caíram nos últimos quatro anos, resultado da perfuração do poço P5, que distribui água aos Altos da Cidade por gravidade e evita a sobrecarga do equipamento através do bombeamento. Em 2021, o valor pago pela Prefeitura em energia elétrica era de R$ 139.486,51. Enquanto isso, em 2024, foram desembolsados R$ 99.435,07, uma economia de 29%.
Além da perfuração do poço P5, nos últimos quatro anos, a Prefeitura de Macatuba também construiu o reservatório R4, intensificou os trabalhos de detecção de vazamentos na rede, adquiriu e substituiu bombas, trocou parte das tubulações de amianto e investiu em fiscalização e gestão do sistema.