Primeira etapa do trabalho realizado pela Prefeitura acontece já a partir de segunda-feira, no Centro de Lazer; espécies de grande porte darão lugar a ipês e resedás
A Prefeitura de Macatuba começa, a partir de segunda-feira (27), um trabalho de substituição de árvores de grande porte que oferecem risco à segurança da população e aos patrimônios público e privado. Ao todo, 204 exemplares de pinus, cetrilhos e fícus darão lugar à mesma quantidade de ipês e resedás, que além de serem de menor porte, também brindarão os locais com mais cor devido às suas flores sazonais.
A primeira etapa da ação está prevista para acontecer entre os dias 27 de maio e 02 de junho e contempla a troca de 129 árvores do Centro de Lazer, onde há registros de quedas e perdas materiais, sobretudo no temporal de 2019. Em seguida, no feriado prolongado de Corpus Christi, é a vez do trabalho ser realizado com duas árvores da Escola Padre José Corsini. “A substituição destas árvores é de fundamental importância, já que pelo seu tamanho e localização, as mesmas, em caso de queda, podem atingir residências e veículos, com grave risco de vida aos moradores próximos destas árvores”, lembra Marilda Ferreira, secretária de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Sustentabilidade (SEDECON).
Nas férias escolares de julho, mais precisamente entre os dias 08 e 27 de julho, é a vez dos 73 exemplares do complexo do CAIC “Cristo Rei” serem suprimidas para, em seguida, darem lugar a ipês e resedás. “É importante lembrar que este trabalho é fruto de um levantamento conjunto da Coordenadoria de Defesa Civil do Município, em parceria com a SEDECON. O levantamento se deu face aos constantes episódios de chuvas e temporais extremos cada vez mais frequentes devido às mudanças climáticas e também à reclamação dos moradores em torno destes locais, que a cada episódio destes eventos, se viam apavorados com o risco”, finaliza Marilda.
O fim do medo
Pomer Mazzanatti Junior, morador da região, conta que solicita a troca das árvores há muito tempo. “Há pelo menos 25 anos temos alertado o Poder Público sobre este problema. As árvores do Centro de Lazer são muito grandes e, quando tem ventos muito fortes, elas balançam a ponto de nos assustar bastante. Em 2019, alguns exemplares caíram e essa situação mostrou que também há um risco muito grande à vida. Com a substituição, com certeza esse medo vai acabar e vamos poder dormir com tranquilidade, inclusive durante as constantes chuvas fortes que estamos enfrentando”.
A tranquilidade após as substituições das árvores também foi citada pela macatubense Silvia Morais Pupato, que comemora a tranquilidade que o trabalho vai levar aos cidadãos. “Pedimos muito para que isso acontecesse, porque os exemplares são muito grandes e, se caíram, com certeza pegam um ou dois imóveis. Sem contar que, se atingirem a fiação elétrica, podem causar incêndios. Com certeza essa substituição vai dar tranquilidade a todos que moram ou trabalham perto dos locais onde essas árvores estão, já que esse medo não vai mais ocorrer”.