23 MAR 2022
Macatuba planta 450 árvores às margens de nascente de água
Ação em comemoração ao Dia da Água tem como objetivo recuperar área que foi devastada por queimadas no ano passado
A Prefeitura de Macatuba, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Sustentabilidade, realizou nesta terça-feira (22) o plantio de 450 mudas de árvores nativas às margens de uma nascente que deságua no córrego Pouso Alegre, na zona rural do município. A ação, em comemoração ao Dia da Água, é uma parceria com a Agrícola Pouso Alegre e abre o calendário de Educação Ambiental em Macatuba.
Alunos dos 5º anos das escolas municipais participaram do plantio, que é importante para manter e aumentar a oferta de água no córrego. Em setembro do ano passado, o local foi atingido por uma queimada e boa parte da APP (Área de Proteção Ambiental) foi totalmente devastada. “Esta é a primeira grande ação ambiental que realizamos neste período pós-pandemia. O local escolhido e a data não poderiam ser outros, até porque representam o reinício da biodiversidade em um local que foi castigado com uma grande queimada no ano passado. Ficamos felizes em poder participar deste momento e reforçamos o nosso compromisso com o meio ambiente”, lembra a secretária de Desenvolvimento Econômico, Inovação a Sustentabilidade, Marilda Aparecida Ferreira.
“No Dia Internacional da Água, realizamos a recuperação de mata ciliar que protege nascentes aqui da nossa Agrícola Pouso Alegre. O trabalho foi muito interessante, principalmente pelo fato de as crianças estarem presentes e entenderem o valor desta nascente. Um dia, quem sabe, estas mesmas crianças voltarão ao local já adultas e vão lembrar do que foi feito. A natureza agradece e, futuramente, seremos todos recompensados com atitudes como esta”, complementa Antonio Ribeiro Maciel Sobrinho, sócio-diretor de Agrícola Pouso Alegre.
O plantio das 450 mudas de árvores nativas às margens da nascente na zona rural de Macatuba também faz parte dos programas Município Verde Azul e Município Agro, ambos do Governo do Estado de São Paulo, e do Arborização + Segura, uma parceria de Macatuba com a CPFL Energia que tem como objetivo reduzir interferências nas redes de energia e aumentando a segurança para a população.