28 JAN 2022
Defesa Civil libera bloco da escola CAIC em Macatuba
Imóvel estava interditado por problemas estruturais e passou por uma série de reformas; outras 12 salas de aula também serão construídas
A Defesa Civil do Estado de São Paulo liberou nesta sexta-feira (28) a Escola Municipal CAIC Cristo Rei, principal prédio do complexo CAIC Trajano Maciel Filho, em Macatuba. O bloco 1, que estava interditado desde o dia 27 de janeiro de 2021, passou por uma série de reformas após técnicos da própria Defesa Civil constatarem problemas estruturais (relembre o caso logo mais abaixo).
O pacote de obras incluiu a demolição controlada de seis salas de aula no segundo andar do imóvel e posterior cobertura da parte remanescente. Também foram retomadas a reforma dos banheiros e a construção do banheiro para PCD (Pessoas Com Deficiência). Por fim, o corredor central, a área de passeio e o refeitório receberam novos pisos. A construção de 12 novas salas de aula anexas ao bloco também já está em andamento e deve ampliar alguns serviços disponíveis no complexo CAIC Trajano Maciel Filho. O investimento total ultrapassa a casa de R$ 1,5 milhão, dinheiro este custeado 100% pelo município.
“Desde o primeiro momento que a Defesa Civil do Estado de São Paulo foi acionada para entender a situação e ajudar o município de Macatuba, um dos fatores determinantes para a resolução do problema foi a boa vontade da Prefeitura, que assumiu as suas responsabilidades. Estas atitudes são primordiais. Todos os envolvidos fizeram um bom trabalho e cumpriram o protocolo de segurança da Defesa Civil do Estado de São Paulo e do IPT (Instituto de Pesquisas Técnicas). Diante deste cenário, o resultado só poderia ser um: baixar a interdição e liberar o prédio para as aulas”, pontua Sidney Aguiar, coordenador regional adjunto da Defesa Civil do Estado de São Paulo – Regional Bauru.
Com a liberação do imóvel, os mais de 700 alunos que dependem da Escola Municipal CAIC Cristo Rei já podem retornar às aulas presenciais no dia 2 de fevereiro. Apesar da redução de seis salas de aula causada pela demolição controlada, não haverá prejuízo para os alunos já que o Projeto Educartes foi transferido do complexo CAIC Trajano Maciel Filho para outro espaço, o que desafogou os ambientes. “A palavra que expressa nosso sentimento neste momento é união. Sem os esforços conjuntos entre município, comunidade escolar e os pais, nada disso teria ocorrido. A liberação da Escola Municipal CAIC Cristo Rei por parte da Defesa Civil do Estado de São Paulo foi apenas a primeira etapa. Daqui a pouco, teremos mais salas de aula, mais segurança, mais educação em nossa escola. É um novo CAIC que vem por aí”, reforça o secretário de Educação e Juventude de Macatuba, Adriano Queiróz.

Problema crônico
A Defesa Civil do Estado de São Paulo decidiu pela interdição temporária da Escola Municipal CAIC Cristo Rei após visita realizada no dia 27 de janeiro de 2021, quando os técnicos tomaram a decisão diante das condições do imóvel, que desde 2019 vinha sofrendo com problemas estruturais. Um estaqueamento na estrutura foi feito em abril de 2020, porém, novas situações que poderiam comprometer o imóvel começaram a ser observadas, entre elas vazamentos nos banheiros, vazamentos nas canaletas, a dilatação das paredes e abertura nas vigas de sustentação do corredor central.
Já no começo de 2021, durante reforma para tentar resolver algumas destas questões, o chão cedeu em um ponto de vazamento, também no corredor central, causando mais preocupação. Foi quando a Prefeitura decidiu acionar a Defesa Civil do Estado de São Paulo, que de pronto decidiu pela interdição. “Com base no laudo emitido pela Defesa Civil do Estado de São Paulo e pelo IPT, em conjunto com a Defesa Civil de Macatuba, decidimos por manter a interdição, isolando aquele bloco. De lá para cá, estudamos, planejamos e acompanhamos de perto todas as ações e as obras para sanarmos os problemas, sempre com um único objetivo: garantir a segurança da comunidade escolar”, lembra Armando Soares Júnior, presidente da Defesa Civil de Macatuba.
“Desde a nossa primeira visita à Escola Municipal CAIC Cristo Rei, determinamos que a segurança dos alunos seria a nossa prioridade. Daí veio a decisão de acionar a Defesa Civil do Estado de São Paulo, que fez a interdição do bloco. A partir daquele momento, foi uma corrida contra o tempo para que pudéssemos solucionar os problemas estruturais. A liberação do imóvel mostra que percorremos o caminho certo e, mesmo com toda a burocracia inerente do Poder Público, conseguimos entregar as obras a tempo de iniciar o ano letivo de 2022. Quero reforçar o coro e agradecer a todos os pais e à comunidade escolar pela união em prol do nosso novo CAIC”, completa o prefeito de Macatuba, Anderson Ferreira.