23 FEV 2021
CAPS de Macatuba tem artigo publicado em revista científica

No último dia 15, o CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) de Macatuba teve um artigo cientifico publicado na revista científica da AATESP (Associação de Arteterapia do Estado de São Paulo). O texto pode ser conferido no link https://www.aatesp.com.br/resources/files/downloads/revista_v11_n1.pdf.

Com o título “Arteterapia e Psicologia: inovando no atendimento on-line em tempos da Covid-19”, o material conta com relatos de experiências das oficinas arteterapêuticas realizadas no período de março a agosto de 2020, através do projeto “Arteiras e Arteiros On-line”.

O artigo científico teve a idealização e realização das técnicas Adriana Maria Mendes, psicóloga do CAPS, e Claudia de Cássia Maganha Vanni Masseran, pedagoga e arteterapeuta, além da parceria voluntária na supervisão da arteterapeuta Cássia Regina de Toledo Rando, de Lençóis Paulista.

INOVADOR PARA A SAÚDE E PARA O CAPS

Mesmo com as naturais incertezas, o grupo responsável pela produção sempre acreditou que a ideia daria certo. “Nunca duvidamos, mesmo sem ter outras referências deste trabalho on-line, e isso nos motivou. Levamos alívio para pacientes através das expressões terapêuticas, atuando em conjunto com a arteterapia e a psicologia, e ressaltamos que é possível proporcionar maior qualidade para este trabalho on-line, porque encontramos recursos e apoio da Prefeitura”, conta Cássia. “Aos poucos os pacientes foram se adaptando e dando sentido para a vida de cada um”, completa a arteterapeuta.

“Através do artigo, apresentamos os bons resultados obtidos, com propósito de contribuir com as práticas da arteterapia e da psicoterapia em atendimento on-line, sincrônico e eventualmente não sincrônico, através do relato de experiências de algumas oficinas realizadas em tempos de pandemia e com todos os participantes do grupo em distanciamento social. Desta forma, comprovamos os benefícios dos recursos utilizados”, ressalta Adriana.

Já Claudia faz questão de lembrar todo o processo de pesquisa. “Trabalhar com este artigo foi uma satisfação pessoal e profissional, já que conseguimos dar a nossa contribuição de conhecimentos e bagagens teóricas e práticas. É um prazer enorme também saber que outros profissionais podem utilizar o nosso material para pesquisas e práticas no campo de atuação de arteterapia e psicologia em tempos de pandemia Covid-19, que é algo inovador em atendimento. E para o município, ter o artigo publicado é um reconhecimento a nível estadual e nacional, enriquecendo a atuação do trabalho em conjunto da arteterapia e psicologia no CAPS e em outras instituições”.