A Secretaria Municipal de Saúde alerta aos pais que a vacina contra o sarampo deve seguir o Calendário Nacional de Vacinação. Quem já foi vacinado, de acordo com a sua faixa etária, não precisa receber a vacina novamente. É importante destacar que no Estado de São Paulo estão sendo registrados casos da doença, inclusive na região de Bauru e, por isso, é importante manter as crianças com a vacina em dia. O Ministério da Saúde divulgou nota informando que não existe no momento campanha nacional de reforço da vacinação contra o sarampo e sim ações localizadas em cidades onde está ocorrendo o surto ativo. Em Macatuba está sendo seguido o calendário e na ocorrência de casos suspeitos serão tomadas outras medidas.
O sarampo é uma doença infecciosa aguda, de natureza viral, grave, transmitida pela fala, tosse e espirro, e extremamente contagiosa, mas que pode ser prevenida pela vacina. Pode ser contraída por pessoas de qualquer idade. As complicações infecciosas contribuem para a gravidade da doença, particularmente em crianças desnutridas e menores de um ano de idade. Em algumas partes do mundo, a doença é uma das principais causas de morbimortalidade entre crianças menores de 5 anos de idade.
Confira o calendário de vacinação contra o sarampo:
Crianças de 12 meses a menores de 5 anos de idade: uma dose aos 12 meses (tríplice viral) e outra aos 15 meses de idade (tetra viral).
Crianças de 5 anos a 9 anos de idade que perderam a oportunidade de serem vacinadas anteriormente: duas doses da vacina tríplice viral
Adolescentes e adultos até 49 anos:
Pessoas de 10 a 29 anos - duas doses das vacina tríplice viral
Quem comprovar a vacinação contra o sarampo conforme preconizado para sua faixa etária, não precisa receber a vacina novamente.
IMPORTANTE: Quem já tomou duas doses durante a vida, da tríplice viral ou da tetra, não precisa mais receber a vacina.