O Município de Macatuba recebe entre os dias 5 e 30 de agosto o Posto Itinerante de Biometria, que passa a ser obrigatória nas próximas eleições. O atendimento será disponibilizado no CEMP/Senai, das 9h às 17h, mas é preciso fazer o agendamento pelo site www.tre-sp.jus.br. Para quem não tem acesso à internet ou tiver dificuldade de fazer o cadastro, a Prefeitura e a Câmara de Vereadores estão disponibilizando três pontos de apoio para o agendamento: Acessa SP, CRAS e Câmara Municipal. É importante que o agendamento comece a ser feito antes do início do atendimento.
A biometria passa a ser obrigatória para todos os eleitores de Macatuba e quem não fizer vai ter o título cancelado. Ou seja, quem tem entre 18 e 70 anos está obrigado a atender a convocação da Justiça Eleitoral. Para quem tem voto facultativo, idosos acima de 70 anos e os maiores de 16 e menores de 18 anos e os analfabetos, também é importante que a biometria seja realizada.
Para ser atendido no Posto Itinerante que vai estar funcionando no prédio do CEMP/Senai, o eleitor deve primeiro fazer o agendamento pelo site www.tre-sp.jus.br. No dia e hora agendada o eleitor deve comparecer com documento de identificação oficial com foto (RG) ou Certidão de Nascimento/Casamento, comprovante de residência, título de eleitor (se tiver) e CPF.
Para homens com idade entre 18 e 45 anos que forem solicitar o primeiro título (alistamento) é também obrigatório levar o comprovante de quitação militar (Carteira de Reservista ou Certificado de Alistamento Militar).
O que é biometria?
A biometriaé uma tecnologia que confere ainda mais segurança à identificação do eleitor no momento da votação. Acoplado à urna eletrônica, o leitor biométrico confirma a identidade de cada pessoa por meio das impressões digitais, armazenadas em um banco de dados da Justiça Eleitoral e transferidas para as urnas eletrônicas.
O procedimento é feito no ato do atendimento em cartório ou em posto da Justiça Eleitoral e envolve a coleta das impressões digitais, fotografia e assinatura digitalizada de cada pessoa, além da atualização dos dados constantes no cadastro. É necessário o prévio cadastramento no sistema para que o eleitor seja identificado por meio da digital nas eleições.