Foi realizada no dia 28 de março a 2ª Conferência Municipal dos Direitos do Idoso, no salão de festas do Recanto dos Velhinhos, em Macatuba, com o objetivo de colocar em discussão as necessidades e as propostas da categoria. O evento contou com a presença do prefeito Marcos Olivatto, da diretora da DRDS Bauru, Deliane Leme, da secretária de Assistência Social, Emília Damasceno, da presidente do Conselho do Idoso, Carmem Gonçalves Pafetti, conselheiros, idosos, convidados e profissionais de diversas áreas. A Conferência é uma realização da Secretaria de Assistência Social e do Conselho do Idoso.
?É muito bom estar aqui com vocês hoje e falar do respeito que temos por tudo o que já fizeram por nossa cidade. Quero agradecer a presença e anunciar que criamos o Fundo do Idoso e já recebemos doações de empresas, o asilo recebeu uma emenda de R$ 50 mil do deputado Ricardo Izar e vamos fazer uma reforma no antigo Jacarandá para abrigar as atividades dos idosos. Quero dizer que estamos trabalhando para melhorar a qualidade de vida de cada um de vocês?, agradeceu o prefeito Marcos Olivatto.
A conferência ?Os desafios de envelhecer no século 21 e o papel das políticas públicas? discutiu quatro eixos temáticos - Direitos fundamentais na construção/efetivação de políticas públicas, Educação: assegurando direitos e emancipação humana. Enfrentamento da violação dos direitos humanos da pessoa idosa, Conselhos de Direito: seu papel na efetivação do controle social na geração e implementação das políticas públicas.
Nos grupos de trabalhos os idosos elencaram as prioridades relacionadas as áreas de saúde, educação, esporte, inclusão digital, acessibilidade e proteção contra a violência doméstica.
?O resultado da conferência foi muito bom, os idosos participaram e colocaram suas necessidades para que nós possamos adequar e fortalecer as políticas públicas já existentes para atender aos anseios deste grupo de macatubenses que já trabalhou muito e que merece uma qualidade de vida melhor a cada dia. Este é o nosso desafio e também a nossa meta?, comentou a secretária de Assistência Social, Emília Damasceno.