A Prefeitura de Macatuba intensifica na próxima semana as ações de combate ao mosquito o Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. O município está com seis casos confirmados e com um número alto de infestação de larvas. ?Os agentes estão fazendo os bloqueios e encontrando muitas larvas nos quintais, principalmente em pratos de vasos de plantas, reservatório de água de chuva, potes, brinquedos e pequenos objetos que acumulam água, como tampas de garrafas. Ou seja, o mosquito está dentro das casas e precisamos da ajuda de todos os moradores?, esclarece a secretária de Saúde, Elaine Bino.
As atividades estão direcionadas em duas frentes: combate e educação. Os agentes de combate a endemias estão fazendo o bloqueio num raio de 200 metros da casa de quem contraiu a dengue com nebulização e busca ativa de criadouros. É muito importante que as famílias deixem os agentes entrar e fazer o trabalho.
A partir da segunda-feira 18, os agentes de saúde vão distribuir os folhetos de orientação de combate ao mosquito em todas as casas. A Vigilância Epidemiológica fez um protocolo de dengue e entregou para os médicos das unidades de saúde e do hospital e também capacitou todos os profissionais de enfermagem e os agentes de saúde.
Nas escolas municipais, do primeiro ao quinto ano, serão realizadas palestras, exposição de cartazes e a entrega do jogo da dengue para que as crianças brinquem com os pais. As atividades têm início na terça-feira 19 e vão atender aos alunos das escolas CAIC Cristo Rei, Waldomiro Fantini, Odila Galli Lista e Padre Corsini. Nas creches também serão entregues folhetos para as crianças levarem para casa.