A Secretaria de Saúde de Macatuba participa entre os dias 15 e 26 de outubro da Campanha Estadual de Combate a Hanseníase reforçando a orientação e busca de novos casos por meio dos médicos, equipe de enfermagem e os agentes de saúde.
?A orientação é para que se preste atenção na pele, se tem manchas, nódulos ou alguma alteração diferente, como a falta de sensibilidade. Se notar alguma coisa procure uma das unidades de saúde para fazer o exame. É tudo de graça e em caso positivo, assim que iniciar o tratamento a doença deixa de ser transmitida?, alerta a Andrea Palaro Frascarelli, enfermeira responsável pela Vigilância Epidemiológica.
A hanseníase é uma doença provocada pelo bacilo de Hansen, que se instala, principalmente, em nervos e pele. Ela é transmitida pela respiração de uma pessoa doente sem tratamento e pode atingir homens e mulheres, adultos e crianças, de todas as classes sociais. Se não tratada ou tratada tardiamente pode causar incapacidades ou deformidades nas mãos, nos pés ou olhos.
Os principais sintomas da hanseníase são manchas brancas, vermelhas ou marrons, área de pele com queda de cabelos e falta de suor, perda de sensibilidade e formigamento, nódulos, febre, dentre outros.