O Comitê de Crise da Prefeitura de Macatuba se reuniu na manhã de hoje e decidiu suspender o Circular e também o transporte de alunos da zona rural. O transporte intermunicipal de estudantes também foi suspenso.
As medidas foram tomadas para garantir que a frota da saúde, que incluiu a transferência de doentes para hospitais da região e os que fazem tratamento de hemodiálise, continue rodando já que o estoque de combustível baixou nas últimas horas e não tem etanol, óleo diesel ou gasolina em nenhum posto de combustíveis de Macatuba.
O serviço do Circular já tinha sofrido uma mudança esta semana e operava com seis viagens por dia, mas a partir de amanhã, dia 30 de maio, os ônibus não rodam em horário nenhum até que a situação de abastecimento seja normalizada.
A partir de amanhã também será suspenso o transporte dos estudantes da zona rural que frequentam as escolas municipais, estaduais e a Apae. As aulas serão mantidas nesta quarta-feira, 30 de maio. A falta de óleo diesel levou também a suspensão do transporte intermunicipal, que leva estudantes para cursos técnicos e faculdades da região.
Outros ajustes de menor impacto para economizar combustível também estão sendo tomados para garantir a coleta de lixo três vezes por semana (segunda, quarta e sexta-feira) e também para atividades emergenciais, como o combate a incêndio.
O desabastecimento provocado pela greve dos caminhoneiros fez com que na tarde de ontem, dia 28 de maio, o prefeito Marcos Olivatto assinasse o decreto de situação de emergência no Município de Macatuba e instituísse o Comitê de Gerenciamento de Crise que é formado pelo prefeito, chefe de gabinete e pelos secretários de Administração, Negócios Jurídicos, Finanças, Saúde, Educação, Assistência Social e de Serviços Urbanos e tem como finalidade adotar medidas para garantir os serviços essenciais à população.