A Prefeitura de Macatuba sediou nesta terça feira, dia 24 de abril, a primeira reunião plenária de 2018 do Comitê Gestor de Bacia do Rio Lençóis. O prefeito Marcos Olivatto, vice-presidente do comitê, e o secretário de Saneamento e Meio ambiente, Eleandro de Andrade, recepcionaram os membros da plenária. A reunião foi comandada pelo prefeito de Lençóis Paulista, Anderson Prado de Lima, que é presidente do Comitê Gestor.
A reunião teve como objetivo a aprovação do relatório final do PPMCA (Procedimento Padrão de Monitoramento Climático e Ambiental da Bacia do Rio Lençóis) que registrou uma série de medidas que incluíram acompanhamento metereológico e rebaixamento de nível de reservatórios de água ao longo do Rio Lençóis, a fim de evitar sinistros como as inundações ocorridas em 2016.
Segundo o técnico Sidney Aguiar, presidente do Conselho Técnico, braço operacional e estratégico do Comitê, o procedimento e as ações alcançaram um resultado de eficácia de mais de 93%. Contudo, Aguiar frisou que isto não significa a total resolução do problema, mas uma ação inovadora que permite a resposta e atuações das defesas civis ao longo da bacia.
Outra notícia promissora é que o prefeito Anderson Prado, juntamente com os outros prefeitos das cidades integrantes da Bacia, já está atuando junto ao governador Marcio França para o reconhecimento institucional do Comitê.
Encerrada esta etapa, os membros do Conselho Técnico do comitê, formado por técnicos das empresas da região, técnicos de prefeituras, serviços autônomos, ONGs e defesas civis, passarão a auxiliar na elaboração de projetos técnicos que visem sanar os problemas ambientais e estruturais do Rio Lençóis.
O PPMCA aprovado será aprimorado e colocado em vigor novamente nos períodos críticos de chuva.
O Comitê foi criado em 2016 com o intuito de se criar mecanismos de gestão integrada e conjunta da Bacia do Rio Lençóis que engloba sete municípios. O Conselho Técnico é formado por técnicos cedidos várias empresas da região que entre outros trabalhos elaboraram o PPMCA.