Que tal descartar corretamente o óleo de cozinha usado, de quebra ganhar um detergente e ainda contribuir para a APM (Associação de Pais e Mestres) da escola de seu filho ou com as famílias atendidas pelo Fundo Social de Solidariedade?
É fácil! A Prefeitura de Macatuba, por meio das secretarias de Saneamento e Meio Ambiente, Educação e o Fundo Social, e a empresa ADN Biodiesel lançaram onmt, 14 de março, o Projeto ?Óleo de Cozinha Usado? que tem como objetivo promover a coleta de óleo de cozinha usado e orientar a população e os alunos das escolas municipais e estaduais sobre a importância dessa atitude como fonte de trabalho, renda e cuidado com a natureza.
?Este projeto é mais uma forma que estamos utilizando para conscientizar a população sobre a importância de se preservar o meio ambiente. Cada litro de óleo descartado incorretamente polui 1 mil litros de água. E esta é a oportunidade de ensinar isso às crianças?, disse o prefeito Marcos Olivatto que no lançamento do projeto estava acompanhado do vice, Amauri Bornello, dos secretários Eleandro Andrade (Saneamento e Meio Ambiente), Gilcelene Chiari Artioli (Educação), Cleuza Aparecida Martins da Silva (Serviço Social) e do coordenador de Meio Ambiente, Antonio Carlos Perucci.
A primeira palestra foi realizada na Escola Municipal Odila Galli Lista. A equipe da ADN Biodiesel e o coordenador de Meio Ambiente, Antonio Carlos Perucci, vão percorrer todas as escolas para explicar a dinâmica e importância do projeto. A cada dois litros de óleo usado levado à escola o aluno ganha um detergente e a escola recebe R$ 0,30 a cada litro arrecadado. Ao final do projeto, previsto para outubro, a cada 1 mil litros a escola ganha um tablet e a escola que mais arrecadar fatura um notebook. Todas as escolas se tornaram um ecoponto para armazenar as garrafas de óleo usado.
Já o óleo usado que vai para o Fundo Social de Solidariedade e para as famílias que integram o Projeto Lixo Rico pode ser entregue em quatro pontos espalhados pela cidade: CRAS (Jardim Planalto), Lixo Rico (Altos da Cidade), Almoxarifado e no CEMP/SENAI. Os moradores também podem entregar o óleo usado para os catadores do Lixo Rico. Os critérios são os mesmos das escolas.
A empresa ADN Biodiesel vai recolher o óleo nos ecopontos a cada 15 dias. Todo o óleo coletado será reciclado e transformado em desmoldante, desengraxante e pasta desengraxante, de uso na indústria, principalmente.
FAÇA SUA PARTE
2 litros de óleo de cozinha usado = 1 detergente + R$ 0,30 por litro destinado às APMS, Fundo Social e Lixo Rico
Ecopontos: todas as escolas e também: CRAS, Lixo Rico, Almoxarifado e CEMP/SENAI.