A Prefeitura de Macatuba anuncia esta semana que conseguiu uma solução provisória para o cemitério municipal que não teria mais espaço para abrigar novas carneiras. A Administração que tomou posse no dia 1º de janeiro assumiu com apenas quatro carneiras novas e vai abrir espaço para outras 75. Isso garante um fôlego cerca de um ano e meio. A área destinada ao novo cemitério municipal aguarda licenças ambientais que estão sendo providenciadas.
O secretário de Obras e Vias Públicas, Wilson Barbirato, explica que o trabalho será feito em duas frentes: abrir 30 novas carneiras na área interna do cemitério aproveitando espaços ainda existentes e construir outras 45 na parte da frente. ?Nós vamos aproveitar aquele espaço do lado oposto ao velório para que possamos atender as necessidades imediatas da população enquanto corre a documentação da nova área?, explica.
O Cemitério Municipal existe desde a fundação do Município, ou seja, há mais de 100 anos, e está com sua capacidade esgotada. O problema veio se arrastando e chegou ao limite.
No ano passado, a Prefeitura desapropriou uma nova área, de 30 mil metros quadrados, localizada na estrada da Jurema, a cerca de um quilômetro do bairro Figueirão. A nova área precisa das licenças ambientais emitida pela Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo). O processo está em tramitação.
?Eu vejo a questão do cemitério como uma solução alternativa de curto prazo até que se consiga as licenças e os recursos para investir na área que está destinada ao novo cemitério?, disse o prefeito Marcos Olivatto.