A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Macatuba alerta a população para a programação de vacinas neste mês de abril. Já está em andamento nas escolas de ensino médio a programação de vacinação das adolescentes contra o HPV ou Papilomavírus Humano. A campanha é mais uma ação da Secretaria da Saúde local e do Ministério da Saúde em defesa da saúde da mulher macatubense, pois a vacina previne contra o câncer de colo de útero.
Desde o ano passado, a faixa inicial de vacinação atinge as meninas a partir dos 9 anos e até os 14 anos. A vacinação acontece estrategicamente nas escolas porque nestes locais se concentra o público alvo da campanha. Porém, a adolescente pode procurar as unidades de saúde para receber sua dose. A vacina disponibilizada pela rede de saúde protege contra quatro tipos do vírus HPV (tipos 6, 11, 16 e 18), doença sexualmente transmissível. Dois desses vírus são cancerígenos. Vale lembrar, o câncer uterino (causado pelo HPV) está entre as principais causas de morte de mulher. O HPV é um vírus que infecta a pele ou mucosas. Sua transmissão ocorre através do contato direto com a pele ou mucosa infectada. A principal forma de contágio é a relação sexual, mas a transmissão vertical (de mãe para filha) e o início precoce da vida sexual também são formas de contágio.
Andrea Palaro Frascareli, enfermeira responsável pela campanha no município, informa que a meta neste ano é imunizar 130 adolescentes contra o HPV. Como o público alvo envolve a população menor de idade, as adolescentes precisam de autorização por escrito dos pais ou responsáveis para receber a vacina. O termo de autorização é entregue na própria escola para assegurar que todas as meninas possam ser vacinadas. ?Recomendamos aos pais que autorizem, pois a campanha é voltada à prevenção da saúde das mulheres contra o câncer de colo de útero?, orientou a enfermeira, que lembrou: é importante trazer a carteira de vacinação.
Gripe ? Também neste mês deve acontecer a campanha local contra a Gripe (influenza) o que inclui a vacina contra o H1N1. A imunização está programada para o final do mês. O Dia D contra a Gripe está previsto no calendário para o dia 30 de abril, quando todas as unidades de saúde do município terão agentes aplicando a vacina das 8h às 17h. A orientação também é para que a população compareça e traga o cartão de vacinação.
A vacina para proteger a população contra o vírus influenza, o vírus da gripe, é segura e produzida com o objetivo de diminuir o risco de as pessoas contraírem uma infecção mais grave. O vírus usado na vacina é inativo e, portanto, não causa gripe na pessoa que recebe a dose do medicamento.
A campanha da gripe também tem público definido. As doses estarão disponíveis para crianças entre seis meses e menos cinco anos de idade, idosos com mais de 60 anos, pessoas portadores de doenças crônicas (apresentar comprovante da doença), gestantes e mulheres no período pós-parto (até 45 dias após parto), além dos profissionais da saúde. Vale lembrar que as gestantes devem tomar a vacina em qualquer período da gestação. A exceção é se houver recomendação contrária do médico que acompanha a gravidez.
Dengue ? Ainda dentro das ações de prevenção da saúde pública, a Secretaria de Saúde de Macatuba lembra que seguem no município as medidas contra o mosquito Aedes aegypti. ?Esta é uma ação permanente, pois a equipe de Controle de Vetores está em alerta contra os focos do mosquito. Pedimos sempre a colaboração do nosso maior parceiro nesta luta, a população. Não podemos ficar parados e nem deixar água parada em locais que o mosquito possa colocar os ovos?, reforçou o secretário Ricardo Verpa.
De acordo com Verpa, Macatuba não registrou casos de dengue neste ano. ?Até agora, os casos suspeitos deram negativo. Mas nem por isso podemos descuidar, pois o mosquito que transmite dengue, zika, chikungunya é um oportunista. Se descuidar, ele vem?, finalizou.