No próximo dia 19, a Praça Santo Antonio ? no Centro de Macatuba ? terá as luzes apagadas das 20h30 às 21h30. É a comemoração local da Hora do Planeta, organizada pela Divisão de Meio Ambiente da Prefeitura de Macatuba e pela comunidade católica da Paróquia Missionária de Santo Antonio.
Sob a luz de velas, haverá palestra breve na praça abordando a importância de Macatuba aderir a esta mobilização internacional, seguido de oração ecumênica pela preservação do planeta.
Neste ano, a Campanha da Fraternidade é ecumênica. Ou seja, a campanha tem participação da Igreja Católica e de outras denominações (tais como, Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, Igreja Episcopal Anglicana do Brasil, Igreja Presbiteriana Unida, Igreja Sirian Ortodoxa de Antioquia, Centro Ecumênico de Serviços à Evangelização e Educação Popular, Visão Mundial e Aliança de Batistas do Brasil). ?O tema central da Campanha da Fraternidade 2016 é ?Casa comum, nossa responsabilidade?, e o lema é ?Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca?. O tema e o lema traduzem a preocupação da comunidade com a questão ambiental, com a preservação dos recursos naturais e nós estamos engajados nesta causa?, explicou o biólogo Antonio Carlos Perucci Junior, responsável pela Divisão de Meio Ambiente. Segundo o biólogo, há oito anos a organização WWF realiza a Hora do Planeta no Brasil.
O objetivo da ação do dia 19 de março é educativo, chamando a atenção da população para a responsabilidade de cada cidadão quando o assunto é desenvolvimento sustentável. ?É saudável lembrar que um problema que afeta o meio ambiente afeta a vida de todos os seres vivos, porque o bioma é uma rede de relação entre os seres vivos, dos mais simples aos mais complexos. Todos são importantes neste espaço onde vivemos e onde devemos conviver em harmonia?, completou Carlos.
Hora do Planeta? Criada em 2007 na Austrália, quando ocorreu somente na cidade de Sidney, a Hora do Planeta é promovida pela Rede WWF e aconteceu pela primeira vez no Brasil em 2009. A Hora do Planeta envolve grande número de pessoas, cidades e empresas. A cada ano, as cidades participantes apagam as luzes de praças e monumentos - como o Cristo Redentor, o Pão de Açúcar, a Catedral de Brasília, a Ponte Estaiada e outros ? para despertar a atenção da população para o consumo exagerado dos recursos naturais, para o aquecimento global e para as mudanças climáticas. A participação é livre para todos os públicos.