Um grupo de trabalho que envolve voluntários, entidades e instituições de Macatuba deu início a uma mobilização para prevenir o uso de substâncias psicoativas, o que inclui o uso de tabaco, álcool e drogas ilícitas - como crack, maconha e cocaína. A primeira reunião para discutir a proposta aconteceu na quarta-feira, dia 2 de março, na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social.
Do primeiro encontro participaram representantes do CRAS (Centro de Referência em Assistência Social), de diversas secretarias municipais (como Educação, Assistência Social e Saúde), do CAPS (Centro de Apoio Psicossocial), membros de conselhos municipais, da Polícia Militar, das igrejas e da sociedade. A proposta é formar um grupo de trabalho para aprimorar e ampliar a política municipal de combate e prevenção ao uso dos diversos tipos de drogas, lícitas ou ilícitas.
Um dos focos de atuação do grupo será no atendimento coordenado a usuários específicos, como moradores de rua, por exemplo. Fábio Tretini, do CAPS e que participou da reunião, explicou que Macatuba já promove diversas ações de combate e prevenção ao uso de drogas. Segundo ele, algumas das ações são coordenadas e outras acontecem de forma pontual. ?A ideia é unir as ações e os recursos disponíveis para que tenhamos resultados ainda mais eficientes no combate e prevenção ao uso dessas substâncias. Agindo de forma coordenada e conjunta, teremos melhores condições de atuar sobre o problema em suas diversas frentes?, explicou.
O prefeito Tarcisio Abel apoiou a iniciativa. Em fevereiro, disse Tarcisio, ele recebeu em seu gabinete André Crotti (presidente do Comad - Conselho Municipal Antidrogas), Silvio Pereira, Alberto Matiello e Marli Lucca, quando a proposta inicial foi debatida. ?O trabalho coordenado e envolvendo os diversos atores sociais tende a produzir resultados ainda mais eficientes. Quem ganha com isso é a nossa cidade e nossa sociedade, pois todos sabemos como é triste a realidade de quem vive o problema da dependência química em sua família. A mobilização tem o total apoio da Prefeitura porque o uso de drogas é uma questão que envolve a saúde pública, o bem estar social, a segurança e muitos outros aspectos da sociedade. Para im, essa é uma questão de grande relevância?, comentou.