O município de Macatuba está mobilizado em diversas frentes contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, do vírus zika e da febre chikungunya. Nesta semana, a campanha ?Vamos Encher o Saco do Aedes? ganhou as ruas, com as equipes de limpeza pública da Prefeitura recolhendo nos bairros os sacos de lixo separados e descartados pela população. Antes, os estudantes da rede municipal foram orientados e incentivados a fortalecer a campanha nos domicílios macatubenses. A programação de coleta começou na segunda-feira, dia 22 e segue até a sexta-feira, dia 26 de fevereiro, cobrindo todos os bairros do município.
Em outra frente, a quarta-feira, dia 24 de fevereiro, foi dia de visitação e faxina nos prédios públicos. A equipe da Vigilância Epidemiológica visita as repartições públicas em busca de potenciais criadouros do mosquito e orienta os funcionários a cuidarem da limpeza do seu departamento. ?A ação é conjunta e complementar. Enquanto a população é incentivada a fazer a limpeza em seus imóveis particulares, os servidores também são estimulados a manter seu ambiente de trabalho livre do Aedes?, comentou Ricardo Verpa, secretário municipal de Saúde.
Verpa explica que atuação dos agentes de saúde nas repartições públicas integra a ação de mobilização Todos Contra o Aedes aegypti, iniciativa da Sala de Comando e Controle da Sucen/Bauru. ?Após reunião na regional de Bauru, ficou definida esta quarta-feira como dia da faxina nos prédios públicos. Atendendo a mais esta solicitação, colocamos nossa equipe de agentes para vistoriar os prédios públicos em busca de focos do mosquito e também relembrar os servidores das medidas de combate a dengue em casa e no local de trabalho?, reforçou o secretário.
Macatuba não registrou casos de dengue neste ano, mas nem por isso relaxou na prevenção. A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Macatuba lembra que todos devem fazer sua parte contra o mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya: manter calhas limpas, guardar pneus em locais cobertos, colocar areia grossa nos pratos das plantas, cobrir tambores e caixas de água, manter garrafas emborcadas, manter o quintal sempre limpo, colocar água sanitária nos ralos, lavar bebedouros dos animais com frenquência e eliminar recipientes que acumulem água e sirvam de criadouro para o Aedes aegypti.