O município de Macatuba pode receber nos próximos meses seu CCI (Centro de Convivência do Idoso). Na noite da segunda-feira, dia 30 de novembro, foi aprovado em primeira discussão na Câmara de Vereadores o projeto de lei do Poder Executivo que autoriza alteração no Plano Plurianual e abertura da ação para receber R$ 277 mil do Governo do Estado para executar a obra.
O projeto de lei assinado pelo prefeito Tarcisio Abel foi enviado à Câmara em agosto deste ano. No período superior a três meses, os vereadores analisaram o assunto e, finalmente, o projeto foi colocado em votação na sessão da última segunda-feira, sendo aprovado por unanimidade de votos na primeira discussão. A matéria ainda precisa ser votada em segunda discussão, o que pode ocorrer na próxima sessão legislativa, dia 7 de dezembro.
A conquista do CCI de Macatuba teve início nos primeiros meses de 2013. Após reivindicação da Prefeitura - que pretendia construir um local adequado para oferecer atividades de integração social e atenção especial à população idosa -, o governador Geraldo Alckmin atendeu ao pedido do prefeito macatubense. Segundo o plano de ação da Prefeitura, o CCI será construído na região dos Altos da Cidade (em área próxima ao prédio do CRAS ? Centro de Referência em Assistência Social), onde serão oferecidos cursos de capacitação, atividades de integração social e de lazer, além de atendimento especializado aos idosos.
?Devido ao avanço em áreas como a saúde pública e a medicina preventiva, o envelhecimento da população é uma realidade no nosso país. A população de idosos cresce também em Macatuba, onde a expectativa de vida passa dos 76 anos. É uma questão cada vez mais preocupante para os gestores públicos oferecer estrutura física e humana para atender esse público com qualidade e respeito. Podemos afirmar que o grupo da terceira idade é uma importante faixa da população macatubense, pois passa dos 8%. Queremos que essa população tenha longevidade e seja bem atendida em suas necessidades. O objetivo é envelhecer com saúde para aproveitar esta etapa da vida, curtindo a família, os netos e os bisnetos. Nossos idosos merecem vida longa, feliz e com qualidade?, argumentou o prefeito Tarcisio Abel.
Os mais respeitados estudos de desenvolvimento humano e econômico atestam a avaliação do prefeito Tarcisio. O índice de envelhecimento da população de Macatuba quase dobrou nas últimas duas décadas, saltando de 4,52% em 1991 para 5,82% em 2000 e para 8,08% em 2010, último levantamento apurado pelo PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento), Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) e FJP (Fundação João Pinheiro). Os números mostram que a razão entre a população com 65 anos de idade ou mais em relação à população total de Macatuba cresceu acima da média do Estado de São Paulo (que teve taxa de envelhecimento de 4,83% em 1991, 5,83% em 2000 e 7,36% em 2010).
Desde que obteve a confirmação do governador de que Macatuba receberia os recursos estaduais para construir seu Centro de Convivência do Idoso, a Prefeitura providenciou toda a documentação e o trâmite burocrático necessários para receber o equipamento público. O convênio entre Prefeitura e Governo do Estado para realizar esta obra foi assinado em dezembro de 2013, há praticamente dois anos. O projeto de lei que tramita na Câmara há mais de três meses autoriza a conclusão das últimas etapas burocráticas. ?Tendo recebido o recurso do Estado, podemos dar andamento à licitação da obra de construção do nosso CCI. Avalio isso como muito importante para toda a população macatubense, principalmente para as centenas de idosos que serão diretamente atendidos?, comentou o prefeito.
Nas fotos, atividades de integração social promovidas para os idosos no Recanto dos Velhinhos de Macatuba