O que é a Ouvidoria?
A Ouvidoria é um canal onde os cidadãos podem apresentar sugestões, elogios, reclamações e denúncias. Especificamente, a Ouvidoria Pública funciona como uma ponte entre a população e a Administração Pública, que engloba os órgãos, entidades e agentes públicos atuantes nos diversos setores do governo municipal.
Ao receber manifestações dos cidadãos, a Ouvidoria analisa, orienta e encaminha essas demandas para as áreas competentes, que serão responsáveis pelo tratamento ou apuração dos casos.
Além disso, com base nas informações fornecidas pelos cidadãos, a Ouvidoria tem a capacidade de identificar oportunidades de melhoria, propor mudanças e apontar possíveis irregularidades dentro dos órgãos ou entidades.
O que é uma manifestação?
Manifestação é o ato de expressar, declarar ou tornar visível uma opinião, sugestão ou denúncia. Por meio das manifestações, os cidadãos podem compartilhar suas preocupações, dúvidas e opiniões com a Ouvidoria, ajudando o Poder Público a aprimorar a gestão de políticas e serviços, bem como a combater a prática de atos ilícitos.
Quais são os tipos de manifestação?