06 JAN 2023
Prefeitura abre inscrições para o auxílio-transporte universitário
Estudantes interessados devem procurar a Secretaria de Educação e Juventude a partir do dia 15 de janeiro
A Prefeitura de Macatuba abre, a partir do dia 15 de janeiro, as inscrições para o auxílio-transporte universitário 2023. Os estudantes interessados devem procurar a Secretaria de Educação e Juventude, localizada na Rua São Paulo, nº 1267, das 8h às 11h e das 13h às 15h, e apresentar alguns documentos. O subsídio neste foi oficializado através do decreto nº 4379.
No caso de novos cadastros, é necessário apresentar cópias dos comprovantes de matrícula e de endereço, contrato do transporte - cada aluno deverá fazer o contrato com a empresa que presta o serviço e já organizar os dias que precisa ir para a escola -, RG e CPF. Já no caso de recadastramento (quem já recebeu o auxílio no ano passado), é indispensável a apresentação apenas de cópias do comprovante de endereço, da matricula e do contrato do transporte. Vale lembrar que é necessário ter conta corrente no Banco Santander.
Ao todo serão dez parcelas de auxílio para quem iniciar o transporte em fevereiro (quem iniciar no segundo semestre, terá direito a cinco parcelas). Mensalmente o aluno deve apresentar na Secretaria de Educação e Juventude o comprovante de frequência da instituição de ensino e o comprovante de pagamento do transporte. Já o valor será informado a partir da segunda quinzena de janeiro, após a conclusão do índice IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), principal parâmetro para medir a inflação. Importante ressaltar, também, que não haverá acréscimo no valor para quem frequenta as universidades aos sábados.
Outras informações pelo telefone 3298-9960.

Auxílio criado em 2022

Os estudantes universitários de Macatuba, que viajam pelas estradas da região em busca da tão sonhada qualificação profissional, passaram a ter direito ao auxílio transporte universitário em 2022. Antes, a Prefeitura apenas contratava uma empresa para que a mesma realizasse o transporte universitário, e o valor devido era repassado em sua integralidade aos estudantes.
Agora, ao invés da licitação - que, inclusive, deixa o valor acima do que é praticado no mercado -, os estudantes se organizam para contratar o serviço e a Prefeitura de Macatuba passou a pagar um subsídio, através de reembolso.
“Pelos nossos cálculos, o valor pago hoje é muito menor do que era pago pelos estudantes anteriormente. Para se ter uma ideia, no ano passado, a Prefeitura foi responsável por arcar de 50% a 79% da mensalidade de acordo com a distância percorrida. Neste ano, tal valor terá o reajuste de acordo com o IPCA que será divulgado na segunda quinzena de janeiro, uma forma de garantir a mesma porcentagem já paga”, destaca Adriano Queiróz, secretário de Educação e Juventude de Macatuba. Vale lembrar que o dinheiro é oriundo do próprio orçamento disposto com este objetivo.